.

Hatch

Jaguar pode suspender XE e XF para produzir novo veículo hatchback

Publicado

em

Frontal da Jaguar R-D6 Concept

Jaguar busca atrair público jovem e mulheres com chegada de novo veículo

A britânica, Jaguar, pode realizar uma mudança na organização dos seus sedãs, segundo o texto da Autocar, revista da Inglaterra, que afirma que a violenta mudança ocorreria dentre os anos seguintes. Dessa forma, a marca considera deixar de lado a produção do XE e XF, preenchendo o vazio que essa medida deixaria com um novo modelo, onde o passageiro teria acesso direto ao porta-malas, bem como o espaço do motor na parte dianteira.

Esse modelo possui um termo qual é comumente chamado de hatchback, se referindo, portanto, a um veículo com as partes integradas, atitude que teria um alvo certeiro dentre os consumidores.

Por mais que nenhuma posição tenha surgido por parte da marca a respeito da alteração na organização dos veículos, é necessário pontuar que não é de hoje que a Jaguar tem a vontade de realizar uma grande mudança em suas categorias. Isso porque, em declarações passadas, o próprio chefe de design da marca, Julian Thomson, que está sob o cargo desde julho de 2019, já manifestou o seu desejo de trazer a Jaguar novamente para onde ele considera ser de merecimento.

Além disso, Thomson deixou claro em outra afirmativa que esse seria o momento certo de investir na produção de veículos menores, para que, dessa forma, conseguisse alcançar um público global, jovem e feminino. Na visão da marca, a respeito da demanda que pulsaria por um veículo com porta-malas integrado, ao menos no caso dos jovens e das mulheres, faria referência à disponibilidade de ter sempre ao alcance os materiais alocados no fundo do carro, sem precisar de sair do mesmo para os acessar rapidamente.

Foco na Europa

No entanto, quando considerado que esse modelo hatch não vingou em território brasileiro ou norte-americano, é bem provável de que a marca busque explorar com mais intensidade o Velho Continente, já que a Europa ainda representa um dos grandes pontos altos dentre o consumo desse tipo de carro.

O investimento da Jaguar, surge, então, no esforço de buscar um novo público consumidor de seus veículos, o que ocorrer caso os possíveis novos hatchs caiam no gosto do público, o que daria um novo aspecto para a marca, voltada agora para um grupo específico de recorrentes compradores.

Lateral da Jaguar R-D6 Concept

R-D6 Concept, divulgação.

Os modelos menores chamam atenção daqueles que procuram por um veículo práticos e mais econômicos, mas sem deixar para trás o caráter esportivo, como pode ser percebido em modelos lançados por concorrentes. Na verdade, como o modelo que poderia servir de base, o R-D6, tem uma plataforma incompatível com a proposta de um veículo hatch, é provável que uma parceria com outra marca experiente possa ser firmada.

É preciso ressaltar, porém, que ainda que a informação aponte para o fim da produção de alguns sedans, a própria marca afirmou recentemente que não estava dentre os seus planos deixar a produção desse tipo de veículo. Por conta disso, se o conteúdo da notícia for confirmado, apenas alguns segmentos seriam paralizados, enquanto outros, como o XJ, seguiriam em produção normalmente.

Fonte: Autocar

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque