.

BMW

Apple CarKey permite iPhone virar chave de BMW e compartilhar acesso

Publicado

em

Apple CarKey permite iPhone virar chave de BMW e compartilhar acesso 5

Plataforma tem o novo BMW Série 5 como cobaia para o recurso

Nessa edição da Worldwide Developers Conference, onde a Apple costuma trazer as novidades, a gigante apresentou, de modo oficial, o seu recurso que utiliza do iPhone para abrir e ligar certos veículos, o Apple CarKey. A funcionalidade está disponível em seu sistema iOS 14, que, nessa segunda (22), foi igualmente divulgado. O pioneiro a receber esse recurso será o BMW Série 5 2021, que recentemente sofreu uma repaginação no visual bastante equilibrada, dispensando as polêmicas grades frontais do Série 7.

A funcionalidade utiliza o sistema Near Field Communication (NFC) que não é totalmente nova, considerando que essa tecnologia já é empregada nas transações que ocorrem através das carteiras virtuais. No entanto, o emprego do recurso para ter acesso ao carro é sim uma novidade, que funciona através da aproximação do proprietário da maçaneta do carro com o iPhone ou o relógio inteligente da fabricante, o Apple Watch.

Apple CarKey permite iPhone virar chave de BMW e compartilhar acesso 7

MW Série 5 2021 e iPhone XR, divulgação.

Há uma dúvida bastante honesta que pode surgir, sobretudo para os brasileiros acostumados com uma alta taxa de criminalidade. No Brasil, de acordo com o Mobile Time, metade dos internautas que residem no Brasil já tiveram seu celular roubado ou furtado. Enquanto isso, o Grupo Tracker afirma o número de roubos e furtos de veículos cresceu 14,5%, ainda que em contenção social e consequente diminuição da circulação de carros. Diante desse cenário consideravelmente preocupante, o sistema CarKey não proporcionaria uma maior facilidade para os bandidos cometerem a infração?

Pensando nisso, o CarKey possibilita que o usuário do recurso utilize algumas etapas de segurança, que dificultarão um possível roubo ou furto. O reconhecimento facial (Face ID) e impressão digital (Touch ID) passam a ser requisitos obrigatórios para aqueles que optam pela versão mais segura do recurso. Porém, consta informar que a versão Express dispensa esses requisitos de segurança e é uma opção para aqueles que buscam mais praticidade, mesmo que a custa de uma menor segurança.

Compartilhamento acesso e demais recursos

Uma das grandes vantagens do Apple CarKey é que, através de uma chave digital, o proprietário do veículo consegue compartilhar o acesso ao carro, por meio do app iMessage. O mais interessante desse sistema, segundo informações do MacRumors, é que existem graduações nas permissões que os convidados terão ao veículo, dessa forma, nem toda chave compartilhada permitirá que o indivíduo possa dirigir o veículo. Na verdade são três graus: acesso ao porta-malas; ao interior do carro e dirigir ao veículo.

Apple CarKey permite iPhone virar chave de BMW e compartilhar acesso 3

Frontal do BMW Série 5 2021, divulgação.

As configurações da permissão ainda se estendem ao limite de velocidade que o convidado poderá atingir, altura do som e demais barreiras. É praticamente inevitável a comparação com os recursos que limitam a ação do carro, considerando a possibilidade do manobrista se divertir com o seu veículo. Além disso, por dispensar uma chave física, aqueles que costumam perder o objeto não encontrarão maiores problemas para conseguir dirigir o veículo.

O Apple CarKey foi pensado para funcionar até mesmo quando a bateria do iPhone estiver desligado. Isso porque, como os iPhones possuem baterias que funcionam com o transporte de íon-lítio, há um sistema de proteção da bateria, para evitar que todo a reação química seja consumida, o que seria nocivo para saúde do componente. Em virtude disso, o aparelho desliga antes mesmo de ter toda a energia esgotada, então o CarKey utiliza dessa sobra para continuar em atividade em até 300 minutos (5 cinco horas).

Apple CarKey permite iPhone virar chave de BMW e compartilhar acesso 4

Interior do BMW Série 5 2021, divulgação.

Dispositivos compatíveis

O sistema não funciona através do desbloqueio do dispositivo, antes disso, basta apenas aproximar o iPhone e o usuário terá acesso ao veículo. Por essa razão, apenas os smartphones que seguiram a partir do XR receberão o recurso, já que dele em diante, os dispositivos são compatíveis com a leitura NFC. Confira a seguir, os dispositivos da Apple que terão compatibilidade com CarKey:

  • iPhone XR;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone SE;
  • iPhone XS;
  • iPhone 11;
  • iPhone 11 Pro Max;
  • Apple Watch Series 5.

Até então, o Carkey seguirá disponível apenas para a BMW, porém há grande probabilidade de que se o sistema funcionar como o esperado acabe sendo expandido para outros nomes da fabricação automobilística mundial.

Apple CarKey permite iPhone virar chave de BMW e compartilhar acesso 2

BMW Série 5 2021, divulgação.

É certo que a Apple seguirá buscando melhorias para tornar o sistema ainda mais otimizado, a prova disso estaria em uma suposta utilização de um chip U1 de banda ultralarga, afirmada pelo The Verge, o que acabaria deixando para trás, ou em segundo plano, o NFC.

Fontes: Apple Mobile Time MacRumors 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque