.

Audi

Audi Q5 2021 imita o Q8 em versão híbrida reduzida

Publicado

em

Audi Q5 2021 imita o Q8 em versão híbrida reduzida

Modelo híbrido mais conservador chega ao novo Q5

O novo Audi Q5 2021 é, finalmente, divulgado pela fabricante, após ter sido flagrado em testes em outras situações. O recente modelo do crossover, que surge com uma nova proposta, para manter-se ativo no comércio, considerando as demais opções que estão cada vez mais tornando acirrada a disputa dentre os veículos semelhantes.

Para tanto o veículo surge com um design que tem por base o veículo que ocupa a mais alta posição dentre os SUVs da Audi, o Q8, com o objetivo de oferecer uma novidade em termos de visual e estrutura, surgindo consideravelmente maior, razão qual aponta para uma preparação para permanecer firme no seguimento dos utilitários esportivos.

O veículo que havia sido visto em algumas ocasiões, mesmo antes de ter sido lançado de forma oficial, não tem apenas mudanças visuais, mas abraça a tecnologia elétrica ao surgir com modelos híbridos. Como esse seguimento é subdividido em diversas categorias, o novo Audi Q5 2021 surge com mais de uma versão, o que poderá agradar ambos os gostos quando o assunto são veículos elétricos.

A versão mild-hybrid do Q5 2021, também conhecida por híbrida-leve, é dotado de um sistema mais conservador, onde a ação elétrica é mínima, não sendo capaz de fornecer sozinha a tração para as rodas. No entanto, é capaz de auxiliar a ação do motor, como, por exemplo, nas partidas. Enquanto isso, no modelo plug-in, o Q5 terá uma bateria que será usada para alimentar o motor elétrico, de modo que essa poderá ser carregada diretamente por meio de uma tomada.

Audi Q5 2021 imita o Q8 em versão híbrida reduzida 3

Lateral-traseira do Audi Q5 2011, divulgação.

Por mais que o novo Q5 esteja com maior proporção, ao considerar que ele é inspirado no Q8, vemos a enorme diferença entre as dimensões de ambos os veículos, onde o primeiro imita diversos elementos do SUV, sem que perca o tamanho e pose de crossover. A impressão que dá, ao comparar ambos os veículos, é de que o Q5 seria uma versão menor do Q8, com grades de maior proporção. A diferença na frontal fica por conta da independência entre os faróis e as grades, elemento contrário ao SUV que ocupa o topo da marca.

Com visual mais esbelto na lateral, recebe ajuda nesse visual com rodas mais proeminentes que vão até vinte uma polegadas, há também o destaque para os para-choques e laterais avantajadas, em uma variante esportiva do novo Q5, denominada S Line. Além disso, essa versão aposta uma nova tonalidade para os acabamentos, saindo do cromado, para um escuro cintilante, que confere um visual mais série e esportivo.

Audi Q5 2021 imita o Q8 em versão híbrida reduzida 2

Frontal-lateral do Audi Q5 2021, divulgação.

Por mais que, até o presente momento, nenhuma imagem do interior do veículo tenha sido compartilhada, a Audi afirma que não haverão mudanças significativas na migração para essa nova roupagem do Q5. As alterações ficarão por parte de uma inegável preferência à disponibilização de mais recursos tecnológicos, que conferem para esse veículo um caráter mais moderno pelo amplo suporte favorecido ao condutor.

A nova central de áudio, MIB 3, proporciona uma 10x mais eficiente que a versão antecessora, que fora lançada há 5 anos e que trouxe como maior inovação a integração entre os apps do celular e do próprio painel do veículo, mas que agora é ultrapassado pela nova geração do sistema.

A nova tela de multimídia é consideravelmente mais ampla, de 10,1″, o que, quando associado com uma boa organização da plataforma e com a possibilidade de enviar comandos por voz, conferem maior conforto e praticidade no acesso aos recursos. A própria experiência de condução, nesse veículo, foi projetada para fornecer uma série de informações ao condutor a respeito das condições que o mesmo irá enfrentar na pista. Para tanto, utiliza um monitoramento via satélite, por meio do Google Earth, com a alta qualidade de imagem.

Audi Q5 2021 imita o Q8 em versão híbrida reduzida 4

Interior do Audi Q5 2021, divulgação.

As informações do Car2X, provindas da relação do sistema com a rede, proporciona uma ligação entre o veículo e os demais que possuírem o mesmo sistema, sem contar o próprio intercâmbio da região, o que mantém o condutor sempre atento das informações a respeito da estrada.

Sabe aquele sistema bastante recorrente dentre os games, onde alguns recursos só são disponibilizados para os usuários que optam por adquirir um pacote pago? Pois é, uma relação semelhante a essa estará presente nesse sistema, onde novas funcionalidades serão disponibilizadas para aqueles que quiserem pagar pelo serviço. Além disso, os serviços funcionarão por planos, que podem ser mensais, anuais ou vitalícios.

Compatível com a assistente virtual Amazon Alexa, o veículo permite que o condutor possa, além de enviar ordens de voz para acessar a recursos do próprio do automóvel, também o agregar ao sistema de sua casa inteligente, o que pode ser uma verdadeira mão na roda para aqueles que precisam administrar ou monitorar algo relacionado à sua residência, mesmo quando estiver dentro carro.

Audi Q5 2021 imita o Q8 em versão híbrida reduzida 5

Frontal do novo Audi Q5, divulgação.

As mudanças no novo Audi Q5 2021se estendem também quanto aos motores que estarão presentes nas versões. A versão de entrada dispõe de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, dotado de 204 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, que consegue oferecer o mesmo desempenho com menor peso.

O gerador fornece energia para o sistema elétrico de 12V do veículo, enquanto que a bateria pode ser utilizada para fornecer tração às rodas, sem o auxílio do motor convencional, quando o veículo consegue atingir 22 km/h.

Em 7,6 segundos, o veículo consegue acelerar do zero até 100 km/h, alcançando o máximo de 222 km/h, com a trasmissão S-Tronic de embreagem dupla e 7 velocidades. Um dos recursos inteligentes do veículo é o fato que, normalmente, a tração é destinada apenas para o conjunto frontal de rodas, destinando para a traseira somente nas situações em que o sistema interpreta oportuno.

Além disso, marcarão presença: 2 turbodiesel TDI de quatro cilindros; um TDI V6 e dois 2.0 turbo TFSI de quatro cilindros. É necessário apontar também que os veículos contarão com versões híbridas de carregamento direto na tomada.

A novidade do sistema OLED proporciona diferentes configurações de faróis, o que confere, ao gosto da Audi, um visual de farol personalizado para cada um dos modelos.

O Edition One, é a versão que o Audi Q5 comercializa em primeira mão, na versão S Line anteriormente citada, com a chegada de bancos esportivos e do vermelho nas rodas, para suportar os freios a disco, com vendas que iniciam no continente europeu, nos últimos três meses do ano. O preço inicial do novo Audi Q5 2021 será de € 48.700, que em conversão direta, na cotação atual, equivale a R$ 266.155.

Fonte: Audi

 

 

 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Publicidade

Destaque