.

Ineos

Ineos Grenadier 4×4 é apresentado como o novo Defender

Publicado

em

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender

Jipe rústico promete mais potência e conforto na condução que o Defender

Todas pessoas se inspiram em alguma coisa para criar. Enquanto os aspirantes à poesia podem olhar para um poeta famoso e dele tirar algum substrato para desenvolver a sua própria obra, Sir James Arthur Ratcliffe (67), um bilionário da Inglaterra, olha para o Defender da Jaguar Land Rover.

No entanto, o primeiro movimento desse interessado foi de tentar adquirir os direitos do veículo, como não obteve êxito, e a recusa não foi suficiente para matar o seu encanto pelo Defender, Sir James partiu para um plano B. Como recursos não era problema para o seu objetivo, ele reuniu um esquadrão de especialistas para desenvolver o Ineos Grenadier.

Em contramão ao costume das fabricantes de esconder qual será o visual dos veículos antes do lançamento oficial, a Ineos optou por trazer ao público o design, logo de cara, como que quebrando o gelo e não escondendo a semelhança com o Defender. Na verdade, essa aparição pública do Ineos Grenadier 4×4 surgiu basicamente com essa finalidade, já que o off-road ainda se encontra em processo de desenvolvimento.

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender 2

Ineos Grenadier, divulgação.

Por mais que a Ineos tenha sido criada em 1998, o segmento automotivo da empresa está em atividade há somente três anos, quando Sir James, que já era um grande interessado no ramo, identificou uma demanda que não estava sendo suprida, no quesito veículos 4×4 contextualizado para as necessidades atuais.

Isso ocorre pelo simples fato de que boa parte dos jipes estão se transformando em SUVs, que acabam sendo veículos menos rústicos, mas que passam a enfrentar problemas em terrenos de irregularidades consideráveis.

Convite aos entusiastas

Dessa forma, é possível notar que a Ineos surge com a proposta de arrastar o público ao longo do desenvolvimento de suas unidades. A grande demonstração disso, endossada pela própria direção da empresa, é a apresentação do Ineos Grenadier 4×4 ainda em processo de desenvolvimento. O que torna tornará a conclusão do veículo uma causa comum dentre aqueles acompanharam cada passo de sua criação.

Uma prova disso está no portal criado pela fabricante britânica apenas para deixar os interessados informados a respeito de cada etapa da fabricação do veículo. Atualmente a série se encontra no episódio “Exterior Design Story”, sendo que o seguinte, “Motor e Transmissão”, consta “em breve”.

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender 4

Série sobre produção do Ineos Grenadier, divulgação.

A Ineos afirma também que optou por revelar a aparência do veículo para não precisar se preocupar em escondê-lo, dessa forma, os especialistas podem realizar inúmeras testagens, seja em asfalto ou off-road. A meta da empresa é rodar quase 2 milhões de km em testes, para somente depois disso, iniciar o período de distribuição das unidades para os compradores.

Para os entusiastas do mundo automobilístico, o único ponto negativo dessa aparição precipitada do Grenadier, se refere ao fato que não existem maiores informações a respeito do conteúdo desse veículo, o que seria além do que foi proposta a exposição.

Apesar disso, mesmo do exterior do carro, é possível inferir que a aparência equivalente a do Defender será uma das poucas coisas em igual. Isso porque, ainda que tenha esse off-road como inspiração, o Grenadier é um veículo desenhado do início, não se tratando de uma adaptação do que foi criado pela Jaguar Land Rover. A Ineos teve como uma das metas a redução de custos desnecessários, por essa razão, existem muitos pontos de semelhança dentre as peças do jipe.

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender 3

Perfil do Grenadier, divulgação.

Como dito anteriormente, o Grenadier está sendo criado por alguém que não somente gosta dos jipes, mas que é fascinado por esse mundo 4×4. Assim, esse veículo tem tudo para acabar agradando de forma mais íntima aos donos desses off-roads, por atender às necessidades que só podem ser observadas por um olhar mais atento.

Uma demonstração disso, é a compatibilidade desse veículo com alterações facultativas ou até mesmo com peças extras produzidas pela Ineos e demais empresas especializadas. O chassi parecida com o do veículo de inspiração em suas primeiras versões, bem como dos demais carros que servem ao trabalho duro.

Partes do Ineos são feitas em alumínio, enquanto que as demais em uma liga metálica extremamente resistente, o que acaba por conferir um peso a mais (2400 kg). Ao comparar com o Defender, são 300 kg mais pesados. Além disso, o parabrisa verticalizado será um ponto a menos para aqueles que buscam um design mais aerodinâmico, porém, é inegável que essa opção agradará o público que procura um veículo mais agressivo.

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender 5

Apresentações do Ineos Grenadier, divulgação.

Desempenho do Ineos Grenadier

Dentre o esquadrão escolhido pela Ineos para montar o Grenadier, de tração integral, está uma unidade da BMW e o famoso 3.0 turbodiesel com 6 cilindros, que somado com o peso do restante do veículo serão um revés para o movimento desse monstro. Ainda assim, a densidade desse motor será compensada pela sua capacidade de até 400 cavalos de potência e 77.5 kgfm de torque. São 278 cv e 40,8 kfgm a mais que o Defender lançado há quatro anos.

Com eixos da Carraro, na fontral e traseira, o Grenadier será capaz de passar por todo tipo de irregularidade de relevo, com o auxilio das suspensões Magna Steyr da Áustria.

Ainda que o exterior rústico do veículo tenha sido amplamente exposto pela Ineos, há uma relação totalmente contrária a respeito de como a parte de dentro do carro se apresentará. É sabido apenas que, nas palavras da própria fabricante, esse jipe será mais refinado, contrastando com a brutalidade da parte de fora, proporcionando uma experiência confortável de condução.

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender 7

Superfície do Ineos Grenadier, divulgação.

Se a Ineos conseguir equilibrar ambos os elementos, esse será um modelo que agradará em muitos aspectos os fãs dos jipes, pois conseguirão bem-estar ao dirigirem o veículo, ao mesmo tempo que não abrirão mão de um visual agressivo e de traços retos.

Frente a essa proposta, a fabricante provoca o Defender “raiz”, que foi produzido até o ano de 2016, uma vez que a partir de então, o veículo muda de proposta, seguindo o fluxo de se adaptar aos SUVs. Isso porque, na versão tradicional do Defender, haviam constantes reclamações de condução desconfortável.

Outro desafio que a Ineos vem enfrentando na produção desse modelo são as questões de segurança, sobretudo a respeito da instalação de airbags, problema esse que também era enfrentado pelo modelo de inspiração, em razão da ausência de estruturas capazes de absorver os impactos naturais de uma condução off-road.

Preço e disponibilidade do Ineos Grenadier

É aguardado que o lançamento do Ineos Grenadier 4×4 seja nos últimos meses de 2021, provindos da unidade de Bridgend, em Gales, com a pretensão de até 30 mil unidades a cada doze meses.

Até agora, o valor exato do Ineos Grenadier ainda não é conhecido. O que é bastante compreensível devido o largo intervalo ainda vigente entre o lançamento do veículo e a atualidade, o que pode englobar diversos fatores que poderão influenciar no valor final a ser cobrado pela aquisição de uma unidade.

Apesar do valor do veículo não ter sido definido de forma irreversível, está sendo divulgado pela mídia britânica que a Ineos cobrará um valor a partir de 40.000 libras, o que corresponde a aproximadamente R$ 265.5 mil, na cotação atual.

Ineos Grenadier 4x4 é apresentado como o novo Defender 8

Traseira do Ineos Grenadier, divulgação.

Esse quase o mesmo valor que o Defender saiu no comércio britânico, o que aumenta ainda mais o gostinho de “prato que se come frio”, considerando a recusa na compra dos direitos do veículo. Para agravar ainda mais essa relação, é necessário levar em conta que o Ineos Grenadier promete recursos tecnológicos de ponta, além de resolver os problemas de desconforto na direção e entregar um potente tradicional jipe 4×4.

Fonte: INEOS Grenadier

 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Publicidade

Destaque