.

Elétrico

Fiat 500 elétrico é lançado e recebe exposição virtual histórica

Publicado

em

Fiat 500 elétrico é lançado e recebe exposição virtual histórica

Festejos relembram chegada do primeiro Fiat 500 nos EUA

Existiram motivações distintas para os festejos do quarto dia de julho, considerando a população dos Estados Unidos e a Fiat. Os indivíduos dos EUA comemoram o rompimento do país com o então colono, a Grã-Bretanha, após diversos fatores que culminaram na Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

A empresa de automóveis, por sua vez, brindou a data de nascimento do Fiat 500, o minicarro que foi fabricado durante dezoito anos, a partir do quarto dia do mês de julho, no intervalo de 1957 e 1975. Há uma motivação a mais de que, há treze anos, o veículo surgiu com o visual que conhecemos atualmente, em meio aos festejos comemorativos que ocorriam no território italiano.

Terminou que essa data acabou representando muito para toda a empresa, marcando cinquenta anos desde o lançamento do mini veículo original, a partir de então, anualmente o novo Fiat 500 elétrico recebe alguns acréscimos de funcionalidade, que acabam atualizando o modelo tendo em vista as tendências atuais.

Fiat 500 elétrico é lançado e recebe exposição virtual histórica 2

Lateral-frontal Fiat 500 elétrico, divulgação.

É inegável, a partir de 2020, que o mundo automotivo não ruma a passos ousados para o porto da eletrificação dos veículos. Isso porque, as medidas europeias de diminuição dos impactos ambientais causados pelos motores que funcionam à combustão, deslocou os esforços das montadores em viabilizar a chegada de híbridos e elétricos.

Apesar de a faca e o queijo estarem na mão, sobre o novo Fiat 500 elétrico ganhar sua concretização, houveram imprevistos que se colocaram como inviabilizadores do aprofundamento nessa versão, como já é a do já lançado 500 La Prima Cabrio. Esses que estão diretamente ligado com as dificuldades enfrentadas por todo o mundo em 2020, nos setores econômicos e sociais.

Ainda assim, a Fiat não quis quebrar a tradição de encarar essa data de nascimento do veículo clássico como um dia especial, então optou por festejar, mesmo que sem a reunião pessoal dos indivíduos.

Fiat 500 elétrico é lançado e recebe exposição virtual histórica 3

Fiat 500 elétrico 2020 (ambas cores), divulgação.

Para apresentar o novo Fiat 500 elétrico, escolheu dar uma pequena amostra do que será a Casa Virtual 500, um museu destinado a narrar o mini carro sob uma perspectiva histórica e, também, sobre as projeções que se referem ao futuro do veículo. A Casa Virtual 500 será aberta ao público na conclusão de 2020, no prédio Pinacoteca Agnelli (4º and.), instalado em Lingotto, distrito de Turim.

O local terá como finalidade conectar os indivíduos com todo o percorrer do veículo em seus 63 anos, demonstrando a importância que o mesmo possui para a Fiat e justificando, portanto, a própria existência da estrutura montada para narrar a história.

Uma fator interessante sobre a inauguração desse local é que, mesmo aqueles que se encontrarem impossibilitados de se dirigirem pessoalmente para conhecer a Casa Virtual 500 poderão fazê-lo através dos seus dispositivos de conexão, como computadores, celulares e demais.

Fiat 500 elétrico é lançado e recebe exposição virtual histórica 4

Interior do Fiat 500e, divulgação.

Com toda certeza, essa iniciativa acabará incluindo uma gama maior de pessoas que, talvez, nunca poderão ter contato físico com o espaço montado, mas que à luz da tecnologia podem ser conectados à riqueza histórica do 500.

O museu estará organizado sob três perspectivas históricas que farão a divisão da apresentação em:

  • Democracia do veículo de 1957
  • Individualidade do modelo de 2007
  • Social-responsabilidade da versão de 2020

Também é um motivo de comemoração a chegada nas concessionárias do 500 La Prima Cabrio, que a partir de agora podem se requisitados por aqueles que fizeram suas reservas na pré-venda, essa que, por sua vez, acabou sendo esgotada.

No entanto, os brasileiros terão de esperar até 2021, já que os planos da FCA de lançar o mini carro elétrico ainda esse ano acabou sendo frustrada pela condição qual o país vem enfrentando no cenário social-econômico.

Fonte: Fiat

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque