.

Lançamentos

Nissan Ariya 2021: SUV elétrico estreia com tração de até 394 cv

Publicado

em

Nissan Ariya 2021: SUV elétrico estreia com tração de até 394 cv

Primeiro SUV elétrico da Nissan, o novo Ariya está previsto para o próximo ano

O Nissan Ariya 2021 foi protagonista em diversos vídeos e imagens de divulgação, combustível suficiente para estabelecer uma grande leva de comentários e suposições a respeito de quando esse SUV seria disponibilizado para aquisições. Agora, nessa terça (15), o carro é apresentado de forma oficial, respeitando todas as medidas de contenção social, já que ocorre por meio de uma conferência online em território nipônico.

No entanto, se engana quem pensa que a chegada desse utilitário esportivo representa somente mais um passo dado pela Nissan, uma vez que não considera o peso intrínseco ao lançamento de um veículo que servirá de fundamento para a direção do segmento trilhado pela fabricante.

Os responsáveis por apresentar o Ariya 2021 foram Makoto Uchida, diretor executivo da Nissan desde dezembro do ano passado, e Ashwani Gupta, que atua como diretor de operações, dentre outros inúmeras ocupações. Para realizar a transmissão da apresentação do veículo optaram pelo Nissan Pavilion, em Yokohama.

Nissan Ariya 2021: SUV elétrico estreia com tração de até 394 cv 2

Nissan Ariyan, divulgação.

No evento foi afirmado que esse carro é a primeira iniciativa referente ao lançamento de dez modelos em um espaço de 1 ano e oito meses, um plano realmente ousado da fabricante, sobretudo na situação de instabilidade econômica atual, mediante as dificuldades enfrentadas por todo o planeta.

Além disso, por se tratar do primeiro SUV elétrico da marca, há a certeza de que essa iniciativa tem como objetivo a intensificação da atenção à parcela do mercado que busca por veículos com maior integração tecnológica, seja nos recursos disponíveis ao motorista, bem como no fornecimento de tração para as rodas.

Outra meta ousada da Nissan diz respeito à quantidade de veículos elétricos comercializados a cada 12 meses, isso porque a fabricante tem o objetivo de, dentre os próximos três anos, realizar o comércio de um milhão de unidades anuais. Os representantes afirmam ainda que a Nissan está disposta a investir pesado no setor para conseguir atingir essa árdua conquista.

Nissan Ariya 2021: SUV elétrico estreia com tração de até 394 cv 3

Porta-malas do Nissan Ariya, divulgação.

Para aqueles que não se lembram, no Salão de Tóquio de 2019, o visual do Nissan Ariya foi divulgado meramente como um conceito. Dessa vez, com o visual concreto ao acesso público, percebe-se que havia um certo grau de preparo em cada passo tomado pela fabricante, já que não existem mudanças significativas entre o papel e o real.

A grande prova disso (e bota grande nisso) se refere à grade dianteira do SUV, que permanece com as mesmas dimensões generosas, em sentido oposto aos faróis, que se espremem entre a grade e o capô, imitando seu sentido curvo, causando um satisfatório efeito visual de ordenação.

O interior do Ariya 2021 chega esbanjando tecnologia, a começar pela redução massiva de botões físicos, em adoção às superfícies sensíveis ao toque, bem como através dos comandos vocais. Destaque também para a presença dos assentos gravidade zero, que funcionam através de 14 pontos de pressão, proporcionando estabilidade para os corpos e, naturalmente, muito mais conforto, sobretudo nas viagens mais longas.

Recursos e desempenhos

Com um parrudo conjunto de funcionalidades para garantir a segurança na condução, o Ariya 2021 chega dispõe das seguintes recursos:

  • Freio de emergência ao detectar pedestres
  • Farol alto automático (FLA)
  • Aviso de abandono da via
  • Aviso de ponto cego
  • Aviso de veículo na traseira
Nissan Ariya 2021: SUV elétrico estreia com tração de até 394 cv 4

Nissan Ariya (lateral), divulgação.

O Nissan Ariya 2021 dispõe de opção de tração integral e-4ORCE, com potência de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm, enquanto que o modelo 4×2 recebe uma propulsão dianteria 160 kW (217 cv) e torque de 30,5 kgfm. Ambas as versões oferecem a possibilidade de escolha das baterias entre 63 kWh ou 87 kWh, que tem relação direta com a quantidade de km que podem ser rodados com uma única recarga de bateria.

Mas claro que há relatividade em relação entre a versão de propulsão integral e meramente traseira, uma vez que enquanto uma necessita de energia para mover as quatro rodas, a outra economiza energia ao se contentar com a tração em apenas duas. Em tração traseira, a autonomia com as baterias antes citadas ficam em 450 km e 610 km, respectivamente, enquanto que a tração integral alcança 430 km e 580 km.

Disponibilidade

O Nissan Ariya tem previsão de começo das vendas na metade do próximo ano, no comércio japonês, enquanto que na conclusão do mesmo, chegará a solo norte-americano. Já os europeus terão de esperar ao menos até 2022, mas é válido considerar que é provável que a Nissan precise rever as proporções desse SUV, que possui comprimento de pouco mais de 4,64 metros e distância entre os eixos de 2,78 metros.

Nissan Ariya 2021: SUV elétrico estreia com tração de até 394 cv 5

Nissan Ariya 2021, divulgação.

Dimensões essas que já são grandes para os padrões dos demais continentes, que dirá para países como a Alemanha que tem uma expressiva demanda por veículos menores, sobretudo os hatchbacks.

Fonte: Nissan

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque