.

Elétrico

Fisker Ocean EV: Volkswagen pode conceder a plataforma MEB para o SUV

Publicado

em

Fisker Ocean EV: Volkswagen pode conceder a plataforma MEB para o SUV

Famosa plataforma da Volkswagen tem chances de ser concedida para o Fisker Ocean EV

A Fisker Automotive está em um processo de reestruturações financeiras, por essa razão, recentemente foi divulgado que a empresa havia realizado um acordo dos grandes, junto a uma série de direções futuras no que diz respeito às vendas de suas próprias ações.

Dentre essas revelações, consta a aproximação da fabricante com Volkswagen, uma vez que há o interesse da californiana em empregar de uma plataforma bastante conhecida presente nos veículos da concorrente, para a construção do utilitário esportivo elétrico que está nos planos de lançamento da empresa, estamos falando a respeito do Fisker Ocean EV, veículo que promete bater de frente com o Model Y.

A plataforma em questão é a Modulare E-Antriebs-Baukasten, popularmente conhecida como MEB, essa que foi apresentada em setembro de 2018 na Alemanha, com a pretensão de ser uma base geral para os veículos elétricos.

Fisker Ocean EV: Volkswagen pode conceder a plataforma MEB para o SUV 2

Fisker Ocean, divulgação.

Essa iniciativa esteve como um dos passos da Volkswagen em sua iniciativa Eletric For All (Elétricos para Todos), que surge com o objetivo de disponibilizar veículos alternativos aos convencionais que funcionam à combustão. O Fisker Ocean teve o seu design desenvolvido por uma entidade que faz parte da Volkswagen, a Italdesign, modelo esse que foi criado com a plataforma modular MEB.

Mas qual seria a razão da Volkswagen estar aberta a disponibilizar a sua MEB para o desenvolvimento do Fisker Ocean EV? A própria Fisker aponta, em falas concedidas ao The Verge, que o principal motivo da abertura é o meio que a Volkswagen encontrou de demonstrar a versatilidade da plataforma modular de suportar os mais diferentes veículos elétricos.

Fisker Ocean EV: Volkswagen pode conceder a plataforma MEB para o SUV 3

Fisker Ocean (interior), divulgação.

O interessante é que, diferente de algumas plataformas presentes em carros elétricos, essa não se trata de uma adaptada para funciona nessa modalidade. Ao contrário, foi desenvolvida desde o início especificamente para esses veículos, como afirmou o membro conselheiro, Thomas Ulbrich, de que a boa fama da fabricante quanto ao lançamento das plataformas agora está sendo direcionada para a eletrificação.

Disponibilidade e preço

Se ocorrer sinal verde para essa parceria entre a Fisker e a Volkswagen, muito será acrescentado para a norte-americana, já que o acordo favorecerá uma imensa redução nos custos de produção, isso sem contar que o tempo necessário para atender a demanda será também encolhido, tendo em vista a hiper-estrutura que estará à sua disposição. A ideia é, até o fim do próximo ano, ter produzido em torno de 75 unidades, enquanto que, no seguinte, a produção em massa seria iniciada.

Fisker Ocean EV: Volkswagen pode conceder a plataforma MEB para o SUV 4

Exterior do Fisker Ocean EV.

O Fisker Ocean EV não é destaque simplesmente por ser um SUV elétrico, mas também por conta de sua potência, em tração 4×4, que pode susperar 225 kWh/300 cv. Também é protagonista a versão ainda mais top, que conseguirá do zero aos cem quilômetros por hora em apenas três segundos.

Pelo visto, o Fisker Ocean chega para incomodar grandões como a Tesla. No entanto, ainda não há previsão sobre quando se dará a chegada das unidades nos demais países, uma vez que chegará em primeira mão ao comércio da América do Norte, com custo em torno de US$ 37.499, que em conversão para o real equivale a, aproximadamente, R$ 201,7 mil.

Fonte: Car and Driver

 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque