Famosa plataforma da Volkswagen tem chances de ser concedida para o Fisker Ocean EV
A Fisker Automotive está em um processo de reestruturações financeiras, por essa razão, recentemente foi divulgado que a empresa havia realizado um acordo dos grandes, junto a uma série de direções futuras no que diz respeito às vendas de suas próprias ações.
Dentre essas revelações, consta a aproximação da fabricante com Volkswagen, uma vez que há o interesse da californiana em empregar de uma plataforma bastante conhecida presente nos veículos da concorrente, para a construção do utilitário esportivo elétrico que está nos planos de lançamento da empresa, estamos falando a respeito do Fisker Ocean EV, veículo que promete bater de frente com o Model Y.
A plataforma em questão é a Modulare E-Antriebs-Baukasten, popularmente conhecida como MEB, essa que foi apresentada em setembro de 2018 na Alemanha, com a pretensão de ser uma base geral para os veículos elétricos.

Fisker Ocean, divulgação.
Essa iniciativa esteve como um dos passos da Volkswagen em sua iniciativa Eletric For All (Elétricos para Todos), que surge com o objetivo de disponibilizar veículos alternativos aos convencionais que funcionam à combustão. O Fisker Ocean teve o seu design desenvolvido por uma entidade que faz parte da Volkswagen, a Italdesign, modelo esse que foi criado com a plataforma modular MEB.
Mas qual seria a razão da Volkswagen estar aberta a disponibilizar a sua MEB para o desenvolvimento do Fisker Ocean EV? A própria Fisker aponta, em falas concedidas ao The Verge, que o principal motivo da abertura é o meio que a Volkswagen encontrou de demonstrar a versatilidade da plataforma modular de suportar os mais diferentes veículos elétricos.

Fisker Ocean (interior), divulgação.
O interessante é que, diferente de algumas plataformas presentes em carros elétricos, essa não se trata de uma adaptada para funciona nessa modalidade. Ao contrário, foi desenvolvida desde o início especificamente para esses veículos, como afirmou o membro conselheiro, Thomas Ulbrich, de que a boa fama da fabricante quanto ao lançamento das plataformas agora está sendo direcionada para a eletrificação.
Disponibilidade e preço
Se ocorrer sinal verde para essa parceria entre a Fisker e a Volkswagen, muito será acrescentado para a norte-americana, já que o acordo favorecerá uma imensa redução nos custos de produção, isso sem contar que o tempo necessário para atender a demanda será também encolhido, tendo em vista a hiper-estrutura que estará à sua disposição. A ideia é, até o fim do próximo ano, ter produzido em torno de 75 unidades, enquanto que, no seguinte, a produção em massa seria iniciada.

Exterior do Fisker Ocean EV.
O Fisker Ocean EV não é destaque simplesmente por ser um SUV elétrico, mas também por conta de sua potência, em tração 4×4, que pode susperar 225 kWh/300 cv. Também é protagonista a versão ainda mais top, que conseguirá do zero aos cem quilômetros por hora em apenas três segundos.
Pelo visto, o Fisker Ocean chega para incomodar grandões como a Tesla. No entanto, ainda não há previsão sobre quando se dará a chegada das unidades nos demais países, uma vez que chegará em primeira mão ao comércio da América do Norte, com custo em torno de US$ 37.499, que em conversão para o real equivale a, aproximadamente, R$ 201,7 mil.
Fonte: Car and Driver