.

Compactos

Nissan Magnite: SUV sub-compacto tem versão Concept divulgada

Publicado

em

Nissan Magnite: SUV sub-compacto tem versão Concept divulgada 4

Por sua aparência, o Magnite Concept já é encarado como um pequeno Nissan Kicks

  • Nissan não quer mais estar de fora do segmento sub-compacto
  • O Magnite Concept “pega emprestado” o teto do Nissan Kicks

Há um ramo automobilístico que vem sendo preenchido, cada vez mais, por marcas diferentes, o dos utilitários esportivos subcompactos (SUVs), qual a Nissan está prestes a se enveredar. Esse segmento tem uma característica muito particular, essa que se refere às suas dimensões, que atinge uma demanda cada vez mais crescente, sobretudo no setor asiático.

Existe uma expressiva quantidade de pessoas que preferem veículos menores, como é o caso dos modelos subcompactos, que possuem menos de 4.000 mm em dimensão, nesse segmento específico, apesar da redução do tamanho, os modelos não perdem a pose de SUV.

Nissan Magnite: SUV sub-compacto tem versão Concept divulgada

Nissan Magnite Concept, divulgação

A Nissan pretende entrar no ramo com o Magnite, a demonstração disso está em um conceito que foi revelado pela própria, qual demonstra qual será o aspecto externo do SUV. Esse veículo sairá com fabricação indiana, com destino estimado para os comércios que ainda estão se estabelecendo e que, portanto, oferecem brechas facilitadoras que viabilizam o investimento e ascensão quanto à demanda expressa nas fatias do mercado.

Tudo indica que a fabricante não está querendo postergar, após o lançamento desse conceito, já que o Nissan Magnite está previsto para ser comercializado logo no começo do próximo ano.

Há indícios de que o Nissan Magnite esteja entranhado em algum plano da Nissan, para constatar isso basta remontar à origem desse (então) conceito. Na verdade, o veículo não surgiu como um projeto da fabricante em si, mas da sub-divisão japonesa Datsun, que tem o seu ramo direcionado para os veículos populares, mais acessíveis em questão de custo para aquisição.

Nissan Magnite: SUV sub-compacto tem versão Concept divulgada 2

Versão conceitual do Magnite, divulgação.

No entanto, na conclusão do ano passado, foi revelado que a Datsun colocaria um ponto final em suas operações em território indonésio, por conta disso, o Magnite acabou sendo transferido para a própria Nissan. Essa migração pode significar que, em razão do conceito ter passado pelo crivo analítico para determinar a relevância ou não dessa iniciativa, há um firme interesse da fabricante no desenvolvimento desse veículo.

Por ainda se encontrar em estado de conceito, é possível que hajam algumas diferenças setoriais no que diz respeito aos componentes que sobreviverão até a versão de produção. A respeito de seu visual, é quase impossível não compará-lo ao Nissan Kicks, sobretudo a respeito da silhueta de sua parte superior externa, com o mesmo contorno do teto. Em sentido contrário, as lanternas em LED são próprias, com um contorno específico, mas o destaque fica mesmo por parte da traseira, que ostenta um para-choque de dimensões generosas.

Até o momento, não houve nenhuma descrição de como será o interior do Nissan Magnite, portanto, ainda permanece como mistério como esse veículo chegará ao mercado. Apesar disso, está sendo ventilado na mídia indiana sobre as grandes chances de que esse compacto disponibilizará o maior espaço dentro do veículo, comparando todos os demais do segmento.

Nissan Magnite: SUV sub-compacto tem versão Concept divulgada 3

Magnit Concept (lateral-traseira), divulgação.

Também é uma grande interrogação sobre a potência e demais especificações técnicas a respeito da capacidade do motor que equipará o Magnite, que pode ser, por exemplo, um motor 1.0 de três cilindros com capacidade de 72 cavalos e torque de 9,7 kgfm, que também está presente na Renault Triber. No entanto, tudo isso não passa de especulações, tanto quanto a viabilidade de chegada para o mercado brasileiro, que mesmo sem nenhum indício disso, não pode ser descartada por meras suspeitas.

Fonte: Cars24

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Publicidade

Destaque