Enquanto maioria das fabricantes de automóveis têm revés em 2020, Tesla atinge alto desempenho
É sempre uma surpresa quando, em uma partida de futebol, um jogador adversário tece elogios a respeito do adversário, quão mais raro o é quando uma rival no mercado reconhece os méritos da opositora, uma vez que cada palavra de ambos os lados afeta diretamente como a fabricante é vista pelo mercado.
No caso do ramo automobilístico, o nome mais recente a elogiar a concorrência foi a Volkswagen, que enxergou no movimento da Tesla, essa chefiada por Elon Musk, um ato de tamanha perfeição que conseguiu atingir o “impossível”. Mas não estamos falando de qualquer pé de chinelo dentro da fabricante alemã, longe disso, o presidente do conselho de administração, Herbert Diess, que por meio da rede social LinkedIn expressou a sua consideração pela direção de Musk.
A Volkswagen elogia a Tesla, por meio do comentário de Diess que surgiu depois de uma indagação do analista conterrâneo Ferdinand Dudenhoeffer, onde afirmou que todo o comércio mundial flui na direção da mobilidade. Dessa maneira, conclui que o maior nome de todo o mundo estará atrelado aquela empresa que for a mais importante nesse segmento de móveis, por essa razão, não faz distinção sobre qual poderá ser esse nome, desde a Volkswagen até mesmo a Tesla.

Elon Musk, divulgação.
Diante desse posicionamento do grande nome da Volkswagen, pode surgir a seguinte dúvida: qual a razão de tanto apreço? Esse é fundamentado, de acordo com o próprio presidente, no próprio desempenho da Tesla mediante a verdadeira tribulação que esse ano representou para todos os setores econômicos. O grande movimento conjunto do mercado foi de retração, com adiamento de apresentações e lançamentos de veículos, muito também motivado pelo cancelamento da edição do Salão de Automóveis de 2020.
No entanto, mesmo diante de tamanhas dificuldades a serem enfrentadas, onde a concorrência apontou como, simplesmente, impossível conseguir bater as metas estimadas para esse ano, a Tesla decidiu apostar firme em sua produção. Por essa razão, a Volkswagen elogia a Tesla, em relação ao grande resultado disso foi o lançamento de mais veículos do que era aguardado para o lançamento de 2020. Dessa forma, a Tesla acabou fazendo o que as demais fabricantes não consideravam capaz de ser concretizado, em virtude das inúmeras complicações e inviabilidades de tratos presenciais.
Porsche como referencial
Para não dizer que absolutamente nada foram flores para a Volkswagen, a Porsche foi o único nome a conseguir o desempenho que se propôs, porém, quando considerado que essa se trata de uma divisão que tem como finalidade a produção de carros de luxo, não seria muito honesto compará-la às demais, uma vez que o próprio público alvo da mesma não seria afetado significativamente no sentido econômico.

Elon Musk e Herbert Diess, divulgação.
É possível constatar que como a Volkswagen elogia a Tesla, realmente conseguiu utilizar das pedras no caminho como um trampolim para demonstrar o seu potencial de lidar com as dificuldades e imprevisibilidades do mercado.
Assim, é possível entender o comentário de Diess, uma vez que o mesmo encara o segmento da produção de veículos como o mercado que irá destacar a empresa mais importante de todo o mundo e percebe que a atuação da Tesla vem dando indícios de que continuará como uma grande concorrente.
Fonte: Business Inside