.

Conceitos

Conheça a Izera, primeira marca polonesa de carros elétricos

Publicado

em

Conheça a Izera, primeira marca polonesa de carros elétricos

Polônia corre atrás do atraso e busca lançar primeiro carro elétrico do país

É inegável que o continente europeu passa por um processo muito intenso de eletrificação, para constatar isso, basta observar o desdobrar das autoridades locais a fim de incentivarem a produção de veículos que não utilizam os convencionais motores à combustão. Pode ser relacionada com um dos passos desse processo, ElectroMobility Poland, empreendimento conjunto gerido pelos tentáculos estatais. Assim, com objetivo de contribuir com a movimentação para a nova forma de locomoção, consideravelmente mais sustentável, qual todo o mercado parece rumar em conversão futura.

Por mais que seja administrada pelo governo, a ElectroMobility Poland foi criada por um quarteto de entidades do mercado de energia do território polonês, de tal forma que as ações da joint venture são divididas de forma igualitária, ou seja, vinte e cinco porcento para cada uma das empresas. A grande novidade está na divulgação recente de que será criada uma nova marca, essa que se refere intitulará todos os veículos elétricos lançados, estamos falando da Izera.

O grande objetivo da criação da Izera diz respeito ao fato que, até o momento, não há nenhum carro elétrico produzido a Polônia, a situação ganha ainda mais urgência quando esse se trata do maior país do continente sem uma unidade elétrica e considerando que todo o continente demonstra claramente que firmou um compromisso com a produção de carros elétricos.

Além disso, o país tem como segunda maior fonte de renda a produção de veículos, o que implicaria em uma responsabilidade social do incentivo aos carros elétricos, preparando terreno para que a Polônia não encontre maiores problemas mediante os limites impostos pelas próprias autoridades européias.

Conheça a Izera, primeira marca polonesa de carros elétricos 2

Renderização da Izera, divulgação.

Há uma interessante história atrelada ao termo Izera, escolhido para entitular a marca, isso porque esse é o mesmo nome atribuído às montanhas instaladas ao sudoeste do país, que nos há 40 anos foi vítima de um desastre natural, decorrente da poluição e chuva ácida.

Os carros que funcionam à combustão, tradicionalmente utilizados, desprendem como um de seus poluentes o dióxido de carbono (CO2), que reagindo com a água da chuva forma o ácido carbônico (H2CO3), que tem pH aproximado de 5,7. Como ocorreu em Izera, nos anos 80, as árvores e demais plantas acabaram sofrendo corrosão, deixando a floresta da montanha totalmente destruída e em processo de recuperação até os dias de hoje.

A marca Izera tem como lema a seguinte frase motivacional: “Um milhão de motivos para seguir dirigindo”, essa que é expressa em um conceito aplicado a uma dupla de modelos hatch e utilitário. De acordo com a própria marca, os conceitos se definem como uma resposta ao anseio e questões atuais, abraçando o ambiental, por meio da tecnologia.

O design escolhido para a versão hatch foi criada em colaboração com a equipe da Torino Design, que já é conhecido por trabalhar em conjunto com diversas marcas do continente e de todo o mundo.

Conheça a Izera, primeira marca polonesa de carros elétricos 3

Izera SUV elétrico, divulgação.

Ainda que os design revelados podem deixar os entusiastas bastante empolgados com a proposta, cabe pontuar que ainda se tratam de conceitos, esses que podem sofrer alterações ao longo do tempo até o início da fabricação das unidades que está prevista para a partir de 2023.

Até o momento é sabido apenas que a marca tem como objetivo de ter mais de 399 km de autonomia, bem como, de zero a cem quilômetros em apenas oito segundos.

Fonte: Izera

 

 

 

 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Publicidade

Destaque