.

Honda

Hyundai i30 deixa de ser produzido nos EUA

Publicado

em

Hyundai i30 deixa de ser produzido nos EUA

i30 esportivo sai de linha, enquanto que Elantra N recebe linha 2021

Tudo leva a crer que o mercado dos hatch médios está em um triste declive que ruma à extinção e, agora, mais um capítulo daquele que parece ser o último tomo desse segmento tem a sua ocorrência. Estamos falando do mercado norte-americano, mais precisamente dos EUA, que deixa para trás aos novos Elantra GT, aqui conhecidos como Hyundai i30, bastante elogiada por estar em conformidade com recursos de ponta. Além disso, roda também o modelo N, que se refere à versão esportiva da linha atual.

Apesar de ambas as versões de carroceria terem sido afetadas pelo fim de produção, parece que a coisa ficou feia, realmente, para a versão hatckback, isso porque, com o recente anúncio da Hyundai a respeito das novas versões, revelou informações sobre a linha em que as mesmas chegarão, referentes ao ano que vem. É justamente aí que a situação se complica para a versão hatch, já que, enquanto o Elantra N, que também teve a produção suspensa, retorna na nova linha, recebendo o título de Elantra N 2021. Assim, a outra versão acabou sendo deixada de lado.

No entanto, se engana quem acredita que a Hyundai enrolou não dar uma razão bem específica, ao ponto de ser considerada nítida. O Elantra N 2021 chega para tomar o lugar das versões de carroceria hatch, sem rodeios, pela busca de mais receita, sobretudo em uma situação de instabilidade econômica em todos os setores econômicos.

Ao invés de permanecer com uma versão que atinge uma certa demanda, como o hatch se estabelecia, a fabricante escolhe optar pelo que está em voga no momento, surfando na onda dos utilitários esportivos que é inquestionavelmente, o segmento tendência. Dessa forma, a Hyundai sacrifica a versão hatch para dar vaga para os SUV, esses que mais rendem para a empresa, é claramente um movimento logístico.

No entanto, no mercado brasileiro, quando analisado apenas os fatores carroceria, o SUV Hyundai HB20 não seria melhor exemplo que pode ser dado para demonstrar a preferência da empresa em superar a versão hatchback do i30. Isso porque hatchback conseguiu, nos últimos três meses estar entre os três veículos mais vendidos no país, sendo em junho 7.852 unidades vendidas, situação contrária a do HB20 S, versão sedan que desempenhou apenas 2.031 vendas.

Queda de vendas

No mercado norte-americano, o Hyundai i30 cai em vendas há dois anos, sendo mais de 25 mil unidades de decréscimo. Esse movimento de queda foi o principal motivo da permanência da versão hatch média ter o seu posto de existência abalado. Enquanto isso, o remédio escolhido pela fabricante, de ocupar o espaço deixado pelo hatch por um SUV, surge do próprio sucesso atingido nos EUA com o Venue e Kona, que motivou uma expansão da linha dos mesmos veículos.

Hyundai i30 deixa de ser produzido nos EUA

Novo Elantra, divulgação.

Para se ter uma ideia, o Hyundai Kona vendeu 26.236 unidades a mais, no mesmo período em que a queda das vendas do i30 foi relatada, alcançando, no ano passado, mais de 73,3 mil unidades.

O caráter de inteligência mercadológica da Hyundai se faz ainda mais claro quando consideramos o ajuste que será realizado no Venue, que, sendo lançado no final de 2019, atingiu um desempenho insatisfatório de 1.077 unidades. Apenas para a título de referência, tomemos uma média mensal sobre do número total de vendas do Kona, essa que se estabelece em 6.110 unidades mensais.

Diante disso, a Hyundai resolveu realizar algumas modificações no Venue, para o ano que vem, deixando de lado a transmissão manual, afim de focar onde a demanda se faz mais presente. Isso sem contar que com a chegada do Elantra N 2021, a fabricante espera alcançar maior sucesso no número de comercializações.

Fonte: Car and Driver CNET

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Publicidade

Destaque