Isenção de IPVA: Veja se você tem direito a receber o benefício que é, por muitos, ainda desconhecido.
Todos concordam que após as festas de final de ano, existem duas consequências certas, sendo elas, a ressaca e as contas que virão no início do ano novo.
Em meio a tantos gastos, não é raro ver algum motorista que acaba deixando de lado o pagamento dos impostos. Dentre esses, podemos destacar o IPVA.
Quando o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA, não tem a sua dívida quitada, o motorista pode sofrer sérias consequências.
É verdade que o simples atraso de pagamento do IPVA não será motivo para o seu carro ser apreendido. Porém, as coisas não são tão simples assim.

Isenção IPVA, divulgação.
Sem o pagamento do imposto, não há possibilidade de apresentar um licenciamento em dias para alguma autoridade que aborde o seu carro. Isso porque o IPVA é um requisito para que um novo licenciamento e, a ausência deste, é motivo suficiente para o seu veículo ser levado.
A partir desse momento, uma verdadeira bola de neve começa a rolar e, a cada dia que passa, o motorista com pagamento atrasado soma ainda mais dívidas para com o Estado.
Caso o proprietário não tenha condições de arcar com as contas e multas que se amontoarão, o veículo acabará indo para leilão.
Para saber o custo do IPVA não é preciso sair de casa, já que a consulta pode ser realizada pelo próprio site da Fazenda: http://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/

Critérios para receber benefício do IPVA, divulgação.
Em 2021, a conta tende a ser mais barata para o proprietário que tem pressa em pagar os impostos automotivos. Isso porque aqueles que optarem por pagar a conta à vista ainda em janeiro, terão desconto de 3% no IPVA.
Além disso, o Conselho decidiu por zerar o prêmio do DPVAT esse ano, o que implica em um pagamento a menos para por no papel.
Isenção de IPVA: como receber?
A isenção de IPVA é uma realidade bastante desconhecida dentre os motoristas brasileiros. A grande prova disso é que, mesmo com um terço da população tendo direito a adquiri-lo, ainda existem pessoas que permanecem em dívida com o Estado.
Para se ter ideia, no ano passado, até o segundo trimestre 26,2% dos motoristas não haviam pago o IPVA.

Contas em dia, divulgação.
O recebimento da isenção do IPVA está atrelado a algumas condições específicas que podem eleger o motorista a beneficiário. Podem ser pela época do veículo, por algumas doenças crônicas, deficiências e limitações físicas ou mentais.
Como são inúmeras as condições que podem eleger um indivíduo à isenção do IPVA, veja a seguir relação a seguir que descreve os motivos de forma clara.
Isenção de IPVA pelo ano do carro
Os veículos antigos também podem ser beneficiados com a isenção de IPVA, no entanto, as regras variam de estado para estado.
Por essa razão, não é possível fazer uma regra para todos, antes disso, a situação deve ser analisada em cada particularidade. No entanto, alguns estados beneficiam carros a partir de dez anos, como RR, RN e AC.
Enquanto isso, outros estados beneficiam carros a partir de quinze anos de idade, são esses: AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, SE e TO.
Já outros, mais rigorosos, somente a partir de duas décadas de existência: SP, AL e PR.

Carro antigo, divulgação.
Por fim, alguns optam por progressivamente ir reduzindo as taxas de pagamento, como em PE e MG.
Isenção de IPVA por roubo e furto
Os proprietários que tiveram seu automóvel roubado ou furtado não precisam pagar o imposto do IPVA. Além disso, aqueles que já haviam se antecipado nesse pagamento, poderão requisitar o reembolso.
Também é importante pontuar que, após o pagamento e a perda do automóvel, os meses passam ser contados para restituição ao proprietário sem o veículo.

Carros roubados dispensam IPVA, divulgação.
Dessa forma, a cada trimestre, um valor em torno de R$ 499 é pago para o contribuinte, com exeção de: AC, AL, AP, AM, CE e MT.
Isenção de IPVA por doença
Em razão de alguma doença, seja ela física ou mental, o indivíduo pode conseguir a isenção ao pagamento do IPVA. No entanto, é necessário estar atento para quais condições se enquadram para a dispensa do pagamento.
Veja a seguir uma lista que aponta para quais doenças concedem isenção de IPVA:
- Amputação
- Artrodrese
- Artrite
- Artrogripose
- Câncer de Próstata Pós Cirúrgico
- Cardiopatias; Cirurgia da Coluna
- Cirurgia de Joelho
- Cirurgia de Punho
- Insuficiência Renal
- Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
- Má Formação
- Mastectomia
- Nanismo
- Neuropatias Diabéticas
- Ostomia
- Paralisia
- Paralisia Cerebral
- Poliomielite
- Problemas Graves na Coluna
- Prótese de Fêmur
- Prótese Interna ou Externa
- Quadrantectomia
- HIV
- Síndrome do Túnel do Carpo
- Tendinite Crônica
- Tetraparesia
- Tetraplegia
- Cirurgia e/ou Lesão de Ombro
- Condromalácia Patelar
- Deficiência Mental
- Deficiência Visual
- Doença de Parkinson
- Encurtamento de Membros
- Esclerose Múltipla
- Escoliose
- Acentuada
- Espondilite
- Anquilosaste
- Estomias
- Hérnia de Disco.