Ford Bronco Sport chega na Bahia: O SUV que teve enorme estima entre os gringos agora chega ao município baiano de Camaçari. A cidade que possui uma unidade da Ford que produz um veículo a cada 80 segundos acaba de receber unidades do tão querido Bronco Sport.
A informação é do canal @stagecwb, que não somente aponta a presença do SUV em terras baianas. Mas, também comunica que foram emplacadas vinte unidades do Bronco Sport, na fábrica local.
Esse fato comunica uma realidade muito clara, a de que tudo está muito próximo de acontecer. Isto é, você pode aguardar a estreia do Bronco Sport para em torno do mês que vem. Já que, quando as unidades são emplacadas, há forte indício de lançamento eminente.

Bronco Sport levando motos, divulgação.
A versão do Bronco Sport que consta no relatório do emplacamento é estranha para o mercado norte-americano. Isso porque o SUV consta como Wildtrack, modelo que não é ofertado no comércio citado, mas que estará à disposição do mercado brasileiro.
Com a descrição que sugestiva, também existe grande espera de um motor 2.0. Lá fora, essa motorização é a EcoBoost, essa que consegue desempenhar 248 cv de potência. Vale pontuar que essa se trata da melhor versão de motor oferecida para o SUV com produção mexicana.
O motor 2.0 Ecoboost, que pode equipar as unidades que foram emplacadas na Bahia, possuem larga vantagem de desempenho sobre a versão 1.5. Nela, é ofertada tração integral, o que favorece uma maior adaptação aos mais variados tipos de relevo enfrentados.

Bronco Sport subindo ladeira, divulgação.
No entanto, como se trata de uma versão topo de linha, é esperado que os custos de se manter um modelo como esse não sejam tão econômicos.
Assim, a versão mais simples, que se contenta com a tração FWD, tem um consumo muito inferior, o que poderia compensar a atual situação de recuperação econômica do mercado automotivo.
Disputa de SUVs em 2021
Vale lembrar que a missão do Bronco Sport no mercado brasileiro não será fácil, pois terá de enfrentar o Jeep Compass que já se encontra em uma situação muito confortável.
Somente no ano passado, o Compass obteve quase 53 mil unidades vendidas, um número considerável para o tipo de carro e a situação econômica enfrentada pelo Brasil.
Porém, as rivalidades não param por aí, sendo preciso considerar ainda a presença do Toyota Corolla Cross, SUV que já foi flagrado em testes, ainda com camuflagem em sua traseira.

Bronco Sport em estrada de terra, divulgação.
A estreia do Corolla Cross está prevista para algum dos seis primeiros meses do ano, se tornando um grande opositor do Bronco Sport, junto ao Compass.
Por essa razão, tudo leva a crer que, em 2021, o mercado dos SUVs no mercado brasileiro será acirrada, sobretudo pelos modelos citados possuírem uma faixa de preço muito próxima.
Caso a Ford caia de cabeça nessa disputa e queira bater de frente com o Compass Diesel, não será um mal negócio. Já que, com essa configuração de motor (EcoBlue 2.0), poderia entregar um Bronco com preços em torno de R$ 130 mil.

Bronco Sport em rota off-road, divulgação.
Agora resta apenas aguardar os capítulos seguintes do Bronco Sport no Brasil, esses que caminham muito próximos da chegada do SUV médio, para incomodar os seus rivais.