.

Elétrico

Volkswagen ID.4 usa barra de led para conversar com motorista e passageiros

Publicado

em

Volkswagen ID.4 ID Light

Olhar Automotivo: Volkswagen ID.4 recebe o ID Light, uma barra de luz inteligente instalada no carro elétrico para manter o motorista atualizado sobre os sistemas acionados, ligações recebidas, direção a ser tomada e demais dados importantes para a condução.

  • Volkswagen ID.4 recebe o ID Light, recurso responsável por fornecer informações sobre o carro elétrico, sem desviar a atenção do motorista.
  • ID Light utiliza das cores exibidas em uma barra de leds localizada abaixo do para-brisa, aproveitando a visão periférica do condutor para o manter atualizado sobre o funcionamento do ID.4.
  • ID.4 e ID.3 (europeu) são os primeiros carros elétricos a serem equipados com o ID Light, dessa maneira, poderão receber atualizações futuras para o recebimento de novos recursos.

O Volkswagen ID.4 inova quando o assunto é a interação do carro com os passageiros. Por meio do sistema ID Light, a montadora transparece sua evolução e sensibilidade para com as necessidades de seus clientes, com um grande passo na comunicação inteligente da máquina ao motorista.

O sistema ID Light é percebido como uma ferramenta fundamental para todos os motoristas, pois envolve fatores como otimização e segurança.

Em sintonia com essa visão, o VW ID.4 possui o sistema em todas as suas versões, desde a básica até a mais avançada. Mas, enfim, do se trata o ID Light?

Leia a seguir: Volkswagen ID.3 é o segundo carro mais vendido na Europa

Apresentado como uma forma de comunicação inovadora, o ID Light nada mais é do que uma barra discreta de 54 leds de várias cores diferentes, presentes na parte de baixo do para-brisa.

Apesar de ser fina, pode ser vista pelo motorista em sua visão tangencial, o que de início demonstra o caráter de atenção à segurança do motorista.

Leia a seguir: Como a Volkswagen pretende derrubar o Google nos carros autônomos

Com isso, o ID Light consegue transmitir várias mensagens, através de combinações de cores sugestivas, que passam uma determinada informação para o motorista. Todo o sistema foi construído para deixar o condutor atualizado, sem que distrações afetem a direção do VW ID.4.

Sistema ID. Light

ID. Light, divulgação.

Em declaração pública, o chefe de interface do usuário, Mathias Kuhn, revelou que a Volkswagen estava procurando por uma sistema de comunicação inovadora. Assim, onde dados a respeito do carro pudessem chegar ao motorista, com o mínimo de dispersão possível.

Leia a seguir: Volkswagen vai produzir barco elétrico movido a energia solar

Para tanto, a equipe precisou pensar em um sistema simplista. Mas que, ao mesmo tempo, fosse inovadora e conseguisse transmitir mensagens de forma clara de entender, em estreita relação com a percepção do condutor.

O sistema também foi projetado para se encaixar a algumas particularidades dos carros elétricos, por isso, ao sentar no banco do ID.4, as cores da barra se projetam em branco e azul, de modo a indicar a atividade do motor.

Leia a seguir: Volkswagen reclama de impostos no Brasil

Para os acostumados com motores convencionais, isso não passaria de um mero enfeite, mas para os motores elétricos, que não emitem ruído, esse é um indicativo ao condutor de que o carro está pronto para saída. Cores contrárias são exibidas, quando o motorista sai do veículo.

Através da emissão de luzes azuis, a direção indicada pelo sistema de navegação pode ser vista pelo condutor, com o deslocamento do led para o lado em questão.

Dessa maneira, quando houver uma curva para a direita, a luz é direcionada para esse lado, a fim de instruir o motorista com um sinal presente em seu campo de visão.

Leia a seguir: Carro sem volante da Volkswagen sairá de fábrica alemã

Caso alguém presente no ID.4 resolve acionar os comandos por voz, a barra de luz se prontifica em exibir a cor branca, na direção de quem estiver solicitando o recurso.

Enquanto que, para evitar que a atenção do motorista seja desperdiçada, o sistema emite a cor verde, para indicar que alguém está realizando ligando.

A mesma coloração é emita, quando o VW ID.4 está carregando, onde a barra de luz possibilita que o motorista veja a situação de carregamento, mesmo fora do carro elétrico.

Leia a seguir: Volkswagen teve queda de 15% em todo mundo

Também, em uma situação extrema, onde o sistema de frenagem de emergência do VW ID.4 precise ser utilizado, com a finalidade de evitar ou mitigar uma batida, o ID Light pisca em vermelho, para indicar a atuação do recursos de segurança.

ID Light interior do ID. 4

ID Light, divulgação.

O criador do ID. Light, Stefan Franke, afirma que, com o crescimento das telas, cada vez mais a atenção do motorista acaba dispersa, em meio a tantas informações exibidas.

Até mesmo saber a direção recomendada pelo sistema de navegação se torna uma odisséia, o que pode ser muito perigoso, se tratando da concentração necessária para uma condução responsável.

Leia a seguir: Carros mais vendidos nos primeiros dias de fevereiro

Dessa forma, o ID.4 surge equipado com um recurso que consegue fornecer essas informações de forma rápida e intuitiva, com uma ordem de importância definida.

Por isso, em uma situação de uso do sistema de frenagem, pode ficar tranquilo, pois o ID. Light não irá notificar que a sua sogra está ligando.

Leia a seguir: Comércio brasileiro já emplacou mais de 140 mil carros nesse ano

O ID. Light surge primeiro nos ID.3 e ID.4, sendo os primeiros carros elétricos a receberem o recurso, que posteriormente receberá novas versões, com novidades responsáveis por tornar ainda mais fácil a condução automotiva.

Fonte: Volkswagen

Não deixe de conferir as matérias:

Caminhão Volkswagen Delivery Express recebe novos recursos de segurança

Volkswagen T-Cross fica mais caro em janeiro de 2021

Volkswagen Taos 2021: confira as informações divulgadas sobre o SUV médio

 

 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque