.

Honda

Novo Honda Civic 2022 pode ser o último produzido no Brasil

Publicado

em

Frontal do Honda Civic 2022

Após ter suas patentes registradas no Brasil, Honda Civic pode perder fabricação nacional

O novo Honda Civic pode ser o último modelo a ser fabricado no Brasil, mesmo mediante um 2020 em que o sedã apresentou vigor, em meio as dificuldades enfrentadas por todas as fabricantes no mercado. Como prova disso, o portal Webmotors Autoinsights aponta que o Civic foi o carro mais buscado em todo o ano.

Com mais de 223 milhões de acessos, o Civic se posiciona no topo das pesquisas nas regiões do país, com exceção apenas do Nordeste. Isso porque, nessa região, o Toyota Corolla, seu rival declarado lidera nas pesquisas e no Norte, a Hilux impera nesse quesito.

Lateral do Civic 2022

Lateral do Civic, divulgação.

Apesar disso, a vantagem ainda é somada para o Civic que permanece no topo dos carros mais buscados em todo o ano, inclusive em crescimento quando em comparação com o ano anterior, mesmo com as dificuldades enfrentadas no setores econômicos e industriais.

Ascensão e queda do Honda Civic

Com o início da produção nacional no final da década de 90, o Civic já marcava presença no mercado brasileiro há alguns anos, por meio de importação. Desde então, o sucesso de vendas do sedã é inquestionável, de modo a se posicionar em um embate de gigantes com o Corolla.

Honda Civic em cor laranja

Civic em cor laranja, divulgação.

No entanto, em meio a uma tendência do mercado de abraçar os SUVs e as picapes, a vida do Civic acabou se complicando, já que, cada dia que passa, esses modelos, junto aos crossovers, passam a perder espaço nos catálogos das fabricantes, dentre as quais se encontra Honda.

Partes do Civic 2022 registradas no Brasil

A chegada da nova geração do Civic rompe com o que vinha sendo apresentado até então, sob uma nova proposta que pode não encontrar lugar na fabricação nacional. Considerando sua produção datada para a segunda metade de 2021, a nova geração do sedã já tem partes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Civic 2022 em seu lado

Civic em perspectiva lateral, divulgação.

Dentre as partes do novo Honda Civic registradas no INPI se encontram o painel, farol, volante, lanterna e para-choque. O novo volante apresentam leves mudanças quando comparado o registro e os protótipos, sendo mais finos e com uma maior abertura na parte inferior, o que confere um visual mais arredondado.

Volante do novo Civic 2022

Novo volante do Civic, divulgação.

Enquanto isso, os faróis não apresentam nenhuma alteração, ostentando a fina sequência de leds, que acabam deixando as setas para uma extremidade mais remota da peça, que foi pensada para atender a nova proposta da Honda, no que diz respeito ao visual elegante.

Faróis frontais do Civic

Faróis do Civic, divulgação.

A respeito do parachoque traseiro do Honda Civic não há muito o que destacar, considerando que aposta na máxima do “menos é mais”, com duplos escapamentos em ambas as extremidades.

Para-choque traseira do Civic 2022

Para-choque do Civic, divulgação.

Por conta disso, a lanterna é o elemento que ganha maior destaque nesses registros, somente com a parte exterior exibida, mas já demonstrando maior alongamento.

Traseira do Civic 2022

Traseira do Civic 2022, divulgação.

O registro do painel não apresenta mudanças, mas vale destacar que há certa semelhança com o presente no HR-V recentemente apresentado, sobretudo por conta da barra horizontal para a saída de ar.

Com o diferencial de que no modelo citado a central de multimídia interrompe diretamente a linha, enquanto que no Civic está posicionado acima.

Painel do Honda Civic

Painel do Civic 2022, divulgação.

Há um grande mistério no que diz respeito ao conjunto motor escolhido para o Honda Civic, mas são comentadas versões de 1.5 e 2.0 turbo, sem contar uma possível opção híbrida que surgiria com a motorização presente no Fit.

Último Honda Civic produzido no Brasil

No entanto, vale salientar que nenhuma informação oficial a respeito do motor do Honda Civic foi divulgada até então. Também não é certeza a permanência do novo Civic na fabricação nacional, considerando que a fabricante deixa subtendido para alguns que pretende elevar o patamar do sedã ofertado no Brasil.

Para tanto, deixaria para trás a produção em território brasileiro, trazendo para o mercado, por meio de importação, somente as opções mais caras.

Fonte: O Dia Motor1

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque