.

Audi

Audi Q5 E-Tron 2023 exibe sua carroceria de produção em teste

Publicado

em

Audi Q5 E-Tron 2023

Novo Q5 E-Tron surge sobre base Plataforma Elétrica Premium

O Audi Q5 E-Tron 2023 representa para a Volkswagen mais um passo de sua iniciativa voraz de ampliar o seu catálogo de carros elétricos. Com o Q4 E-Tron e o Q4 Sportback E-Tron no gatilho, agora aparece em testes com o novo crossover elétrico. 

Ninguém nega que as grandes fabricantes automotivas estão empenhadas para conquistar o mercado dos carros elétricos, mas a Volkswagen parece estar um passo a frente.

O modelo flagrado pelo pessoal do Motor1, revela que o processo de desenvolvimento do novo Audi Q5 E-Tron está bem adiantado, inclusive com os painéis já posicionados.

Mudanças visuais

Apesar disso, por meio das imagens, é possível perceber que a grade frontal inferior ainda não está presente, bem como as luzes traseiras que estão sendo substituídas por uma versão de testes temporária. Também está claro que se trata de um carro elétrico da Volkswagen, considerando a grade frontal tampada, que seria ineficaz para o resfriamento de um motor movido à combustão.

Outro indício muito forte de que as imagens exibem o E-Tron 2023 é a ausência de pontas de escapamento, estas que não são necessárias em um crossover elétrico, afinal, como dito, não há emissão de poluentes.

Q5 E-Tron 2023

Q5 E-Tron 2023, divulgação.

Por mais que a camuflagem não permita uma visão total do crossover, é possível concluir de que esse elétrico será uma nova proposta da fabricante, essa que passa por um rompimento com que estava sendo apresentado nos modelos Q, movidos por motores convencionais.

Como não existem saliências no aspecto do Audi Q5 E-Tron 2023, há a sugestão de que o modelo foi construído do zero sobre uma nova plataforma, diferente da MLB, então usada no E-tron maior, bem como nos Q7 e Q8.

Lateral do Q5 E-Tron,

Lateral do Q5 E-Tron, divulgação.

Q5 E-Tron: Plataforma Elétrica Premium (PPE)

O nome Q5 E-Tron é o título mais provável para esse crossover elétrico. Isso porque, no final do ano passado, o Grupo Volkswagen havia utilizado esse mesmo nome em um documento oficial, dando a entender que planejava para 2022 o lançamento do modelo construído sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE).

Sem muitas informações a respeito do Q5 E-Tron, os dados divulgados a respeito da PPE iluminam como se desenvolverá o crossover elétrico. Como a plataforma é destinada para os veículos elétricos de médio porte e maiores, a impressão é de que seriam maiores do que os baseados na MLB.

Novo Q5 E-Tron

Novo Q5 E-Tron, divulgação.

Mas, na verdade, será ao contrário, os elétricos construídos sobre a PPE serão menores em comprimento, mas com amplo espaço interno, sem túnel central e um pacote de bateria inteligente. Anteriormente, a Audi havia se pronunciado a respeito da plataforma, afirmando que esta seria mais avançada do que MEB.

Com a PPE, serão possíveis recursos como suspensão a ar, vetorização de torque e direção nas rodas traseiras, que também será compatível com motor elétrico simples e dual (mais potente), onde há tração traseira e integral, respectivamente.

Traseira do Q5 E-Tron

Traseira do Q5 E-Tron, divulgação.

A plataforma permitirá ainda carregamento rápido de 350 kW, que fruto de uma parceria entre a Audi e a Porsche, em breve estará equipando o Q5 E-Tron.

Fonte: Motor1 Formacar

 

 

+ posts

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.

Destaque