.

Hyundai

Hyundai Ioniq 5 tem bom desempenho e visual futurista

Publicado

em

Olhar Automotivo – Notícias Automotivas – Quando o carro-conceito Hyundai 45 foi revelado, dois anos atrás, ficamos impressionados com o seu interior arejado e elegante em folha metálica vincada. Mas imaginamos que qualquer carro de produção receberia grandes mudanças de estilo para fazê-lo funcionar. Nós estávamos errados. O Hyundai Ioniq 5 oferece a mesma aparência do conceito por dentro e por fora com muito poucas mudanças, e é reforçado pela gama, recursos e layout do trem de força da plataforma E-GMP.

O exterior do Ioniq 5 é tão impressionante quanto o conceito, e estamos particularmente impressionados com o fato de a Hyundai ter trazido o farol quadrado e os tratamentos da luz traseira ao mercado inalterados. Os vincos do lado de fora estão intactos e funcionam muito bem com o formato do hatchback inclinado para a frente.  O carro também ganhou maçanetas, mas estão niveladas para não desviar a atenção do formato e ajudar na aerodinâmica.

.

Por dentro, o painel é tão minimalista quanto o do 45, e agora tem um divertido painel magnético no qual você pode fixar fotos, notas e outras coisas com ímãs de geladeira. Os bancos dianteiros não só reclinam, mas também têm um descanso de perna daqueles que encontramos em ônibus leito . O carro adota um console central móvel que pode permitir espaço adicional sob o painel. Os assentos traseiros também deslizam para frente e para trás para fornecer mais espaço para o passageiro ou espaço para carga. Os monitores duplos de 12 polegadas lidam com instrumentos e info e entretenimento, e o head-up display fornecerá gráficos e informações no estilo de realidade aumentada. Em um vídeo mostrado à imprensa, funciona de maneira semelhante ao sistema da Mercedes-Benz de câmera aumentada, pois pode projetar setas que parecem estar em uma profundidade semelhante à da rua para a qual você precisa virar.

Embaixo do capô está a primeira implementação da plataforma E-GMP da Hyundai. Pode ser equipado com um motor traseiro e tração traseira ou dois motores e tração integral. Uma bateria padrão de 58 kWh ou uma bateria opcional de 77,4 kWh pode fornecer energia. A configuração de motor único gera 215 cavalos de potência e 258 libras-pés de torque, e a configuração de motor duplo gera 302 cavalos de potência e 446 libras-pés de torque. Apesar das classificações de potência idênticas, as versões grandes da bateria de 77,4 kWh aceleram mais rápido do que a pequena versão de 58 kWh. Listamos as combinações de trem de força e tempos de aceleração abaixo.

Quanto ao alcance, a Hyundai deu apenas uma estimativa para a configuração de bateria grande, com motor traseiro e de maior alcance, a 480 KM no ciclo WLTP. Esperaríamos que o alcance do EPA fosse um pouco menor. Com base no que sabemos do Kona Electric e seu tamanho de bateria de 64 kWh e alcance de 415 Km, esperaríamos que o Ioniq 5 de 58 kWh tivesse um alcance entre 350 a 400.

A Hyundai diz que o Ioniq 5 estará à venda em algum momento do primeiro semestre de 2021 em “mercados selecionados”, portanto, provavelmente será lançado para o ano modelo de 2022. O preço não foi anunciado. O Ioniq 5 também será acompanhado no próximo ano ou nos próximos dois pelo sedã Ioniq 6, baseado no conceito Hyundai Prophecy, e pelo SUV grande Ioniq 7.

Olhar Automotivo – Notícias Automotivas

Website | + posts

Jornalista. Ama ler, motos e viciada em séries.

Destaque