Frontal Lamborghini SCV12 na pista
Lamborghini SCV12 (frente), divulgação.

Esportivo, o Squadra Corse impressiona por sua deslumbrante potência

Mesmo estando um pouco reclusa, manifestando esse modo não querendo participar de eventos de lançamento, a Lamborghini não faz desse fato referência com uma suposta pausa na produção. Como que em estado de silêncio, a marca segue com veículos para lançar, dentre esses, um que fará juz ao seu característico seguimento, de veículos super invocados e que adoram estabelecer novos marcos. O SCV12 é um verdadeiro gigante das pistas, que contará com um motor de impressionar todo e qualquer amante da velocidade e chassi integral de fibra de carbono.

Lamborghini Squadra Corse é o nome completo dessa verdadeira brincadeira de automóvel, que se refere a uma edição limitada, já totalmente preparada para ser dirigida, no entanto, aguardar ainda esse trimestre para poder ser apresentada completamente para o público. Porém, isso não quer dizer que algumas informações a respeito desse veículo já não tenham sido divulgadas e, como era de se esperar, o maior atrativo desse modelo foi revelado logo nessa primeira leva de divulgações.

Não há como não ficar boquiaberto com o motor V12 que se encontra presente nesse veículo, que, de acordo com a fabricante, é capaz de bater os 840 cv. O peso do veículo até então não foi divulgado, no entanto, a Lamborghini já revelou que o chassi será totalmente de fibra de carbono.

Lateral da Lamborghini SCV12 em autódromo
Lamborghini SCV12 (lado), divulgação.

Ao considerar que o carbono é um elemento considerável baixa massa atômica e que a fibra composta por esse elemento é dotada de uma ótima relação peso/resistência, o SC12, tem tudo para ser extremamente leve. Para se ter uma ideia comparativa, fibra de carbono tem uma densidade duas vezes inferior que o alumínio e mais de cinco vezes menos que o aço.

Além disso, a própria aerodinâmica do veículo reduzirá ainda mais o impacto contra as massas de ar, sobretudo por conta de uma dupla de entradas no capô, além da condução do ar para uma passagem instalada no teto do veículo, o que promoverá um melhor uso da potência do motor para alcançar maior velocidade.

Traseira da Lamborghini SCV12 na pista
Lamborghini SCV12 (fundo), divulgação.

Todo esse conjunto foi apresentado com uma pintura camuflada  que destaca as tonalidades em laranja, preto e branco, com a exposição do inscrito que deixa claro a pretensão do veículo que o impede de circular nas ruas: “Attenzione Macchina Veloce”, que em português significa “Atenção Máquina Veloz”.

+ Informações e disponibilidade do SCV12

A suspensão traseira do tipo push-rod favorece um melhor controle potencial da geometria do amortecedor quanto aos pneus desenvolvidas especialmente pela Pirelli, em rodas compostas de liga de magnésio, que oferecem características como baixa densidade e boa absorção de vibrações elásticas, sendo 19″ frontais e 20″ traseiras.

Com a chegada do SCV12, a marca passa a ter o mais novo veículo com motor V12 mais potente, o que implica em uma quebra de recorde. Sendo montado em uma instalação da fabricante em Sant’Agata Bolognese, comuna da Itália, o veículo não teve valores divulgados, no entanto, a Lamborghini aponta que favorecerá o contato de seus clientes com iniciativas de pilotagem desse veículo em todo o planeta.

Como a Lamborghini não participará dos salões de automóveis, será necessário aguardar até a conclusão do eminente trimestre.

Fonte: Lamborghini

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.