Lordstown Endurance em perspectiva frontal
Lordstown Endurance (lateral-frontal), divulgação.

Maiores informações sobre detalhes técnicos permaneceram ocultos

Nessa quinta (25), foi divulgado oficialmente a nova picape da Lordstown Motors, que já havia tido o seu visual revelado nos registros iniciais divulgados há pouco. Sob o título de Endurance, o veículo inicia um novo marco na fabricante, uma vez que essa será a primeira picape lançada pela Lordstown que funciona completamente de forma elétrica. Ao menos inicialmente, o veículo será destinado somente para o comércio automobilístico dos EUA e região, sem pretensões atuais de expandir esse modelo para países como o Brasil.

A respeito do design escolhido para o Lordstown Endurance, a fabricante conseguiu equilibrar uma proposta inovadora com o visual de sempre. Por conta disso, é possível que hajam controvérsias a respeito da aparência do veículo, gerando opiniões do tipo oito ou oitenta, já que pode agradar aqueles que estão dispostos a inovarem em uma transição para um visual mais clássico ou moderno, ao mesmo tempo em que, outros que preferem um estilo bem específico de design podem se decepcionar por essa picape estar em um meio termo.

No entanto, há grande probabilidade de que seja consenso a admiração pelos estilosos motores nas rodas em destaque pela coloração laranja, considerando que eles acabam tomando boa parte da atenção do espectador, com o objetivo de promover tração e em torno de 400 KW/600 cv em seu desempenho máximo, alcançando 128 km/h.

Lordstown Endurance branca em lateral
Lordstown Endurance (lado), divulgação.

Em uma apresentação de um elétrico, um dos fatores que são mais aguardados se referem às informações a respeito da capacidade total da bateria, o que é de suma importância para esse segmento, pois há ligação direta com a autonomia do veículo.

No entanto, aqueles que esperavam obter essa informação na apresentação do Lordstown Endurance, acabaram saindo um tanto desapontados, já que o diretor executivo da Lordstown Motors, Steve Burns, não forneceu maiores informações sobre a configuração da picape elétrica.

Quatro das picapes elétricas que serão lançadas do próximo ano em diante, que prometem rivalizar com a Lordstown Endurance, são: Tesla Cybertruck, Rivian R1S, Nikola Badger e Ford F-150. Considerando a competição acirrada que se manifestará no seguimento a partir de 2021, é possível traçar uma provável autonomia capaz de bater de frente com as demais propostas, tomando a média da capacidade das picapes citadas, essa que se estabelece em aproximadamente 891 km de liberdade com apenas um carregamento de bateria.

Como o padrão EPA delimita o mínimo de 320 km, existem grandes chances de que a autonomia dessa picape seja de a partir de 400 km e 70 kWh.

Por mais que a Lordstown Endurance se encontre em pré-venda somente no começo do próximo ano, Burns revelou que após a divulgação do veículo já somavam mais de 14 mil pedidos. Como o período de reservas ainda não começaram, esses se referem, muito provavelmente, aquelas que não demandam necessariamente a aquisição da picape, mas já servem para demonstrar o potencial de sucesso que esse veículo terá.

Apesar da fabricante norte-americana ter uma meta de vendas consideravelmente modesta, de apenas 6 mil pedidos a mais do que aqueles presentes nas reservas, existem grandes chances de que essa expectativa seja superada em 2021, quando as vendas têm início. Isso porque, até então os dados a respeito da autonomia da bateria não foram revelados, o que gera uma fenda que pode melhorar ainda mais a impressão dos pretensos compradores da Lordstown Endurance.

Lordstown Endurance em registro de sua traseira
Lordstown Endurance (lateral-traseira), divulgação.

Como dito, até então, a pretensão da Lordstown Motors é de manter o comércio da Endurance apenas no mercado norte-americano, a partir do início de 2021, com preços que começam em US$ 52.5 mil (quase R$ 286 mil, na cotação atual), desconsiderando o abatimento do imposto federal, qual abaixa o mesmo valor para US$ 45 mil (R$ 245 mil, em conversão direta).

Fonte: Lordstown Motors 

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.