Grupo PSA divulga plataforma acessível para carros 100% elétricos
Plataforma PSA elétricos, divulgação.

Plataforma eVMP do Grupo PSA é apresentada em conferência de resultados semestrais 

Os carros elétricos é o destino inevitável qual todas as fabricantes estão rumando em passos consideráveis, a cada dia mais, tendo como motivação a emissão dos poluentes na atmosfera, em razão dos motores convencionais à combustão e motivo efetivo, as leis de incentivo à aquisição de elétricos, ao passo que dificultam a vida dos motores fumantes.

O Grupo PSA, atento a essa movimentação que o mercado acabará trilhando massivamente, busca estar em uma situação de relativo conforto, tendo intimidade com a fabricação de veículos elétricos eficientes, para estar preparada para a competição que se acirra de forma progressiva.

No entanto, é necessário apontar que, para que uma empresa possa ser considerada íntima no produção de elétricos precisa superar um costume bastante comum dentre aquelas que ainda não deram o primeiro passo sólido nesse caminho. Isso porque, aquelas empresas que ainda estão em mero flerte com os elétricos, ao invés de utilizarem uma plataforma construída especificamente para atender às necessidades intrínsecas a esse tipo de veículo, acabam por, simplesmente, utilizar de uma adaptação na plataforma que havia sido criada originalmente para os veículos convencionais, que funcionam à combustão.

Diante disso, o Grupo PSA apresenta a eVMP, sua plataforma adaptada especificamente para atender à produção de elétricos com uma determinada característica, marco que foi divulgado em um evento para a revisão dos números alcançados nos seis primeiros meses desse ano. A partir de então, o trajeto futuro da fabricante parece ficar mais claro, com o objetivo de desenvolver veículos que funcionem inteiramente de modo elétrico, criando um firme segmento dentro do Grupo, onde todas as unidades terão a eVMP como base.

Grupo PSA divulga plataforma acessível para carros 100% elétricos 2
eVMP, divulgação.

A PSA tem o ousado objetivo de, daqui a cinco anos, ter uma opção elétrica para cada um de seus modelos, por essa razão, o lançamento dessa base não significa apenas mais um passo para a eletrificação do Grupo, mas o passo primordial, uma vez que as marcas que compõe o conglomerado utilizarão a plataforma eVMP, por essa razão, não se assuste se ver Dodges e até mesmo Chryslers em versões elétricas utilizando a plataforma modular.

Especificações da eVMP

Por se tratar de uma plataforma modular que servirá para o desenvolvimento de diversos modelos de veículos diferentes, já que o objetivo da PSA é entregar uma opção elétrica para cada um dos modelos lançados a partir de 2025, essa base precisou ser desenvolvida para possibilitar uma enorme gama de possibilidades. Dessa maneira, a plataforma eVMP permite que sejam desenvolvidos veículos de tração na frontal ou 4×4.

Com capacidade de baterias de 60 kWh a 100 kWh, sendo que essa última terá autonomia de mais de 649 km, que em comparação com a plataforma utilizada atualmente, a e-CMP, que tem como desempenho máximo 300 km a menos.

Grupo PSA divulga plataforma acessível para carros 100% elétricos 3
Marcas da PSA, divulgação.

Em sintonia com o que foi dito anteriormente, a plataforma eVMP se trata de uma base adaptada, que tem como fonte a EMP2, o que demonstra uma possível tendência que poderá ser adotada pelo Grupo, a de baratear os custos para a aquisição do veículo elétrico, fator esse que contará com as isenções fornecidas em território europeu.

Fonte: Grupo PSA

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.