Hyundai Creta 2021 ultrapassa 19,9 mil unidades vendidas no comércio indiano
Hyundai Creta, divulgação.

SUV não se intimida com comentários sobre sua aparência e tem desempenho invejável nas vendas

Existe um famoso ditado que é lei dentre as equipes de marketing: “fale bem, mas fale de mim”. Após o desenvolvimento de um veículo e sua apresentação ao mercado automobilístico, há um imediato feedback que surge da crítica especializada e do próprio público. Assim não foi diferente com o novo Hyundai Creta 2021, que conseguiu levantar inúmeros comentários, se tornando até mesmo polêmico em relação ao seu visual.

Isso porque boa parte das falas a respeito desse lançamento sugeriam a grande possibilidade de que o design ousado do SUV compacto não agradasse ao público conservador, não acostumado com diversos elementos presentes no veículo, sobretudo a respeito da frontal com traços curvos que se estendem desde as grades até os faróis.

Apesar disso, parece que a máxima que afirma os comentários, mesmo negativos, enquanto contribuintes para a máxima divulgação do veículo, acabou prevalecendo. Para constatar isso, basta observar qual foi o desempenho alcançado pelo Hyundai Creta 2021 em suas primeiras 16 semanas de estreia na Ásia.

  • Motor: 1.4 turbo (gasolina)
  • Potência: 140 cavalos

Nos primeiros meses do ano, o novo Creta chegou para a China e Índia da mesma maneira que havia sido divulgado antes de seu lançamento, causando muito estranhamento dentre os aficcionados pelo mundo dos automóveis. Porém, mesmo diante das expectativas de fracasso por conta de seu design incomum, poucas semanas após ter chegado no mercado asiático o SUV já se posicionava dentre um dos veículos mais vendidos em todo o continente.

Hyundai Creta 2021 ultrapassa 19,9 mil unidades vendidas no comércio indiano 2
Visual exótico, divulgação.

Agora, para se ter uma noção sólida a respeito de como as vendas do Creta se comportaram no mercado indiano, é necessário recorrer à relação divulgada pela própria Hyundai, onde consta a afirmativa de que vinte mil unidades do utilitário foram comercializadas, apenas nesse intervalo.

Comparação com geração passada

No entanto pode surgir alguma indagação ao comparar a geração passada, com a atual e o número veículos vendidos. Assim, já que nas vendas de abril, quando o novo Creta mais vendeu mais de 7,2 mil unidades, atingindo a quantia mais expressiva, ainda perde em 2,8 mil unidades do melhor mês da antiga linha.

Porém, essa não seria uma comparação honesta, já que em 2019 não existiam inúmeros problemas que decorreram das dificuldades enfrentadas em todo o planeta no ano vigente, tampouco as consequências que acabaram abatendo não apenas o setor automobilístico, mas a economia mundial como um todo. O número menor de vendas é decorrente de um movimento que não pode ser explicado simplesmente pelo Hyundai Creta 2021 e o seu visual exótico, antes disso pelo fator narrado, que engloba a todos.

Hyundai Creta 2021 ultrapassa 19,9 mil unidades vendidas no comércio indiano 3
Novo Creta (lateral), divulgação.

Ainda que comentários acerca das preferências do público brasileiro por veículos mais tradicionais tenham surgido de forma intensa, isso não será motivo suficiente para fazer com que a Hyundai desista do lançamento do SUV em território nacional, evento esse que deve ocorrer dentre os dois primeiros trimestres do próximo ano, com o objetivo de jogar mais lenha na fogueira da competição no mercado brasileiro.

Fonte: Motor1

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.