Peugeot 208 2021: GT-Line 1.2 Turbo chegará território sul-americano
Peugeot 208, divulgação.

Versão 1.2 Turbo será uma realidade na América do Sul

Os novos Peugeot 208 2021 dão testemunho de como, em algumas situações, não é de todo certo restringir a perspectiva sobre uma geração somente com base em uma declaração da fabricante, ainda que oficial, a respeito das versões que estarão disponíveis de um determinado lançamento no mercado. A Peugeot, que havia divulgado que a nova linha dos 208 chegaria apenas em modelos aspirados revela que o mesmo também será comercializado na versão motor turbo em território sul-americano.

A notícia da disponibilidade da versão turbo é divulgado por meio de uma representante da PSA dos nossos hermanos, onde afirma que logo no início de 2021 chegará um modelo esportivo GT Line, esse que chega por meio de importação da Europa, mais precisamente de uma unidade francesa. Dessa maneira, esse modelo completará a barca, junto com a versão que não emite poluentes, em razão de ser movida com propulsores elétricos. O Peugeot 208 2021 turbo chega com os seguintes detalhes técnicos de motorização:

  • Motor: 1.2 Pure Tech turbo
  • Potência: 130 cv
  • Câmbio: automático (seis velocidades)

Até o momento, nenhuma informação sobre quanto aos valores que essa motorização cobrará. Mas tudo indica que esses o custo para aquisição dessa unidade será muito maior do que o exigido para a aquisição de versões como a aspirada Like 1.2, que ao invés de serem importadas, são produzidas pela unidade argentina, que têm valores a partir de $ 1.200.000 pesos, o que em conversão direta, é pouco mais de R$ 87,5 mil.

Versão turbo 208 no Brasil

Para desânimo dos entusiastas, são vários os motivos que apontam para a não chegada da versão turbo do 208 no mercado brasileiro, isso em razão da fabricação das unidades GT Line que, como dito, ocorre em território francês.

A busca dos investidores por dólar e fragilidade do real fez com que, mesmo em uma situação de desvalorização da moeda americana, em razão de aspectos como a economia, política e sistema de saúde, a moeda americana permanecesse valorizada em comparação com a brasileira.

Atualmente, a cotação do dólar está em pouco menos de R$ 5,30, o que significa que o poder aquisitivo do real em importações é muito baixo, dessa maneira, a importação da versão 208 turbo para o Brasil se torna extremamente cara, o que aliado aos impostos e instabilidade da economia tupiniquim, a chegada dessa motorização seja improvável.

No Brasil, é esperado que somente as versões 1.6 aspiradas e elétricas, cheguem por aqui, sempre na transmissão automática, isso considerando a inviabilidade do cenário Brasil atual de fornecer um preço que seja competitivo e, ao mesmo tempo, rentável para a Peugeot.

Peugeot 208 2021: GT-Line 1.2 Turbo chegará território sul-americano 2
Peugeot 208, divulgação.

Apesar disso, é importante não se precipitar e aguardar mais alguns dias, pois, não está tão distante da Peugeot exibir o Peugeot 208 2021, já que o hatch será exposto de maneira oficial para a mídia nacional. Após isso, será possível conferir se a versão turbo, definitivamente, chegará ou não, no mercado brasileiro.

O comércio de veículos é uma caixa de surpresas. Por conta disso, ainda que improvável, todo lance é possível dentro das quatro linhas.

Fonte: Auto Papo

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.