Peugeot 208 Like 2021: hatch contará com motor 1.2
Peugeot 208 Like, divulgação.

Hatch chegará em breve no mercado argentino

Há pouco a Peugeot endossou a chegada de apenas uma versão de motor para a nova geração do 208, essa que contará com fabricação solo hermano, surgindo com o tradicional e já conhecido por todos 1.6 aspirado EC5.

De início, mesmo que seja dotado de seis velocidades na versão automática e cinco na manual, é inegável que o público que esperava ser surpreendido por uma nova versão de motorização acabou sendo decepcionado nesse ponto. Dessa forma, o papel de inovar, trazendo ares novos para a linha seria justamente o modelo exclusivamente elétrico 208 e-GT que terá potência de 136 cv.

No entanto, como estaria a expressão daquele que estivesse dado como vencida a espera por algo a mais, se lhe fosse revelado que essas duas versões não fossem as únicas a comporem essa linha? Pois é, ao que tudo indica, vem mais coisa por aí!

Para quem não se recorda, o 208 passado chegou com um eficiente motor 1.2 flex de três cilindros, esse que conseguia entregar a potência de 90 cavalos nos modelos iniciais e, portanto, mais baratos. Porém, grande foi o descontentamento dos fãs da motorização convidativa, quando a fabricante revelou que essa peça teria encarecido tanto que não era mais viável trazê-la, já que o atual alto valor do propulsor acabaria descaracterizando a sua proposta de compor uma versão de entrada, que tem como característica um preço mais acessível.

Então, a grande novidade está no fato que os concessionários da Argentina cantaram a música de que, apesar do pronunciamento da Peugeot, o motor será utilizado na nova versão do 208. Dessa maneira, o modelo mais básico de entrada, o Like 1.2, estará presente na linha, com a limitação de transmissão manual de cinco velocidades, dado que corrobora com a proposta da versão anteriormente descrita.

Peugeot 208 Like 2021: hatch contará com motor 1.2 2
Peugeot 208 Like (lateral-frontal), divulgação.

Mas, então, qual seria a fonte e de onde viria essa informação? A notícia de que uma versão Like 1.2 estaria presente na nova geração 208, mesmo nadando em sentido contrário às declarações da fabricante foi divulgada em uma postagem do portal argentino, o Autoblog. Lá, é descrito que uma relação direcionada para hermanos que possuem cartas de consórcio do já conhecido 208 1.6 Active receberiam o suposto 1.2 Like da nova geração.

Essa narrativa encontra amparo na realidade, já que quando ocorre de um determinado modelo acaba sendo descontinuado, a medida adotada para amparar aqueles que aguardavam em plano de consórcio do veículo é de, justamente, trocar o mesmo por outro semelhante.

O motor 1.2 aspirado já compõe unidades como o Active, sendo bastante conhecido pela sua economia, mesmo se tratando de um motor à combustão, entregando pouco mais de 1,45 megajoules por quilômetro.

Um dos critérios que são utilizados para escolher o novo veículo a ser direcionado para o consórcio é o custo para a sua aquisição. Em virtude disso, já é possível inferir qual será o valor aproximado do 1.2 Like, considerando o valor que a geração que parará de ser produzida se estabelece atualmente no mercado em R$ 62.790.

Mais recursos

Também é revelada pelo site Argentina Autoblog que essa versão, ainda que de entrada, não será desprovida de recursos. É descrita a seguinte relação:

  • controle de tração e estabilidade
  • quatro airbags
  • moderador de velocidade
  • tela de cinco polegadas (provavelmente para central multimídia)
  • três anos de garantia.
Peugeot 208 Like 2021: hatch contará com motor 1.2 3
Peugeot 208 Like (frontal), divulgação.

Considerando a posição declarada pela Peugeot, em afirmar que o motor 1.2 não se encontrava mais em viabilidade de ser adotado e o forte indício contrário, é provável que uma possível chegada da versão ao mercado brasileiro ainda seja mantida em sigilo.

Fonte: Motor1

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.