Frente e traseira do Maserati Ghibli Trofeo
Maserati Ghibli Trofeo 2021, divulgação.

Aviso de urgência para aqueles que pretendem adquirir uma unidade do Ghibli Trofeo

Com a chegada do Ghibli Hybrid, a Maserati está realizando uma grande mudança. Essa que diz respeito à relação das suas unidades disponíveis. Dessa vez, o Maserati Ghibli Trofeo entra em voga em razão de uma variante limitada. A mesma que está rendendo muitos comentários, sobretudo em relação à sua incrível motorização.

A novidade em questão se trata da modalidade Trofeo. Porém, se engana quem acredita que somente o sedan em questão será privilegiado. Isso porque a modalidade não somente chega para o Ghibli. Mas também para o sedan e irmão maior, o Quattroporte. Esse que será beneficiado com a incrível versão biturbinada.

Assim como o Levante Trofeo, ambos os veículos receberão a potente motorização 3.8 V8 biturbo. Essa máquina foi desenvolvida por ninguém menos que a Ferrari. Da mesma forma como ocorre no Levante, o motor consegue atingir incríveis 588 cavalos e torque de 74,4 kgfm. Sendo que a mesma peça é responsável por proporcionar uma velocidade total de até 326 km/h. Fator esse que acabou tornando a dupla de sedans com máxima acima de todos os demais modelos da Maserati.

Há uma clara vantagem do Maserati Ghibli Trofeo em relação ao outro sedan que recebeu a Trofeo. Estamos falando de nada mais do que seu peso. Já que, por se tratar de um carro mais leve, é necessário menos energia e tempo. Assim, o veículo sai do ponto de inércia com muito mais facilidade.

Comparação entre as versões

Dessa maneira, na relação de zero a cem quilômetros por hora, o Quattroporte acaba sendo deixado para trás. Ainda que a diferença seja leve, o sedan mais pesado apresenta um retardo de 2 décimos, em relação ao seu irmão menor. Esse que, por sua vez, necessita somente de 4,3 segundos para realizar o mesmo trabalho.

Painel interior do Maserati Ghibli Trofeo
Interior do Maserati Ghibli Trofeo, divulgação.

Enquanto isso, a diferença com o Levante fica por conta da tração. Isso porque, no crossover, a tração é unicamente 4×4. Já o Maserati Ghibli Trofeo, bem como o Quattroporte, se contentam com a tração traseira e diferencial blocante. Em identidade, todo o trio é dotado de transmissão automática em oito velocidades.

Os sedans possuem detalhes em escarlate. Assim, com a função de destacá-los das demais versões anteriores. Enquanto que as lanternas surgem com um novo visual, tendo como base o Alfieri. Também há nova proposta para a frontal, englobando a própria grade dos sedans. É válido destacar a escolha da fibra de carbono para algumas nuances do acabamento do visual do veículo. Detalhe esse que confere um toque especial para o aspecto que a versão biturbinada apresenta para o espectador.

Mais informações e disponibilidade

Se você ficou interessado na aquisição de uma dessas unidades. Há uma recomendação geral. Essa que é de que se tenha muita pressa. Assim, já que a responsável por desenvolver os motores, i.e, a Ferrari, comunicou que não tem pretensões de ampliar por mais tempo a parceria com a Maserati. Por fim, uma nova geração do Maserati Ghibli Trofeo deve aguardar um mínimo de três anos. Enquanto isso, o Quattroporte está previsto para chegar logo em breve. Já que o sedan é esperado para 2022.

Lateral do novo Maserati Ghibli Trofeo
Lateral do Ghibli Trofeo, divulgação.

Por fim, vale lembrar que o 3.0 V6 biturbo Nettuno, chegará pela própria fabricante. E, chegará para o final do terceiro trimestre deste ano.

Fonte: Auto Car

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.