Jeep em perspectiva na estrada
Jeep Compass 2022 em movimento, divulgação.

Jeep Compass 2022 traz poucas mudanças exteriores, mas continua com personalidade singular

Recentemente tivemos o salão do automóvel de Guangzhou, na China, onde assistimos finalmente à revelação do novo Jeep Compass 2022. Tivemos várias novas especificações tecnológicas do novo SUV, que confirmou algumas novidades.

Vamos, portanto, começar pelas partes mais simples, o seu exterior, antes de partimos para seus incrementos tecnológicos. Esteticamente o Jeep Compass 2022 recebeu mudanças discretas no seu visual.

Logo de cara, temos na frente os novos faróis Full LED com DRL superiores, com um novo desenho nas sete aberturas de ar da grade frontal com detalhes cromados. Vemos também um para-choque reestilizado que ganhou novas entradas de ar e um nicho horizontal interligando as luzes de neblina.

Perspectiva interior do Compass
Painel do Jeep Compass 2022, divulgação.

Versões diferentes para com a mesma qualidade

Já sua versão trailhawk apresenta aspectos um pouco diferentes, pois, inclui um painel frontal exclusivo com uma abertura central mais estreita e uma grade em preto fosco. Ela também traz um para-choque específico com luzes de neblina reposicionadas.

Indo para a parte traseira do Jeep Compass 2022 permanece praticamente inalterado, mantendo as lanternas de LED e para-choque. Sua carroceria é sustentada por rodas de liga leve de até 19 polegadas (ca. 48 cm) que receberam um desenho diferenciado.

Por ter algumas mudanças em sua integridade externa, temos medidas um pouco diferentes. O SUV possui agora 4,42 cm de comprimento, sendo 9 milímetros mais comprido e 1,65 cm de altura, um ganho de 17 mm. A sua largura, por outro lado, não foi alterada, seguindo com 1,81 cm e mantém uma distância entre os eixos de 2,63 cm.

Perspectiva frontal do Jeep
Frente do Jeep Compass 2022, divulgação.

Por fora o Compass entrega constância, por dentro inovação

Partindo para o que interessa de fato, que é seu interior, podemos observar muitas alterações. O Jeep Compass 2022 apresenta um painel redesenhado com acabamento em couro costurado que abrange as portas. Assim como um novo console central que abriga o câmbio reformulado.

Para trazer mais conforto temos os novos controles o ar-condicionado automático Dual Zone que ocupam menos espaço. E na parte digital painel instrumento com uma tela de 10,1 polegadas (ca. 26 cm).

Um novo volante multifuncional de couro que promete aumentar a praticidade na hora de dirigir e um sistema carregamento do celular para indução. Na parte frontal também contamos com uma nova Central Multimídia uconnect de 10,25 polegadas (ca. 26 cm) estilo flutuante.

Esse sistema multimídia traz reconhecimento de voz avançado e compatibilidade sem fio para o sistemas Apple Carplay e Android Auto. No restante, vemos componentes já conhecidos de outros veículos, como a boa chave presencial com partida do motor por botão.

Está incluso o teto solar panorâmico para noites estreladas, porta-malas eletrônico sistema de som Premium Bits e bancos de couro de luxo com ajustes elétricos. O aquecimento e ventilação com saídas de ar para os ocupantes traseiros também estão presentes.

Perspectiva traseira do Compass
Traseira os Jeep Compass 2022, divulgação.

Segurança e potencia andando lado a lado

Na parte da segurança o Compass permanece com uma variedade de tecnologias autônomas e avançadas. Como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática comutação automática dos faróis, aviso de mudança de faixa e alerta de colisão.

Olhando para a potência, o coração do Compass sofreu mudanças, agora o veículo está equipado com um novo motor 1.3 turbo de 152 cavalos de potência e 27,5 kg de torque. O motor foi desenvolvido para se unir a uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas e um sistema de tração dianteira.

Para aqueles que preferirem, há também a opção do motor 1.4 turbo de 163 cavalos com uma transmissão automática de nove marchas e tração nas quatro rodas. O lançamento do Jeep Compass 2022 no mercado brasileiro ocorrerá no primeiro semestre de 2021, por enquanto sem data divulgada.