Parte de trás do Ka
Ford Ka, divulgação.

Olhar Automotivo – Notícias Automotivas – A Ford anunciou o fim da produção no Brasil, assim a fabricante vai deixar de produzir veículos nacionais. Há um tempo a gente já veio percebendo que modelos como Focus, Fiesta e o Fusion, foram deixados de lado. A Ford havia parado de investir nesses modelos, dando mais atenção para o EcoSport e para o Ford Ka, modelo que alcançou maior sucesso com sua reformulação.

Só que agora chegou ao fim, já que Ford pretende não mais investir nessa produção. Então as fábricas administrativas de vendas e marketing terão suas atividades encerradas. Tanto as unidades de São Paulo, quanto a de Camaçari (BA), onde era produzido o EcoSport e o Ford Ka, deixarão de operar.

Para conseguir um carro da Ford, será necessário recorrer aos importados, como o Bronco ou o Territory, SUVs que contam com produção estrangeira. No entanto, é preciso salientar que, mesmo com a saída da fabricante quanto a sua fabricação nacional, a Ford continuará com a produção de peças, para manter o suporte aos carros já comprados.

A partir de agora será necessário pensar duas vezes no modelo da Ford que irá comprar. Isso porque, com a Ford suspendendo a produção, sobrarão apenas os modelos seminovos e usados. Assim, se o carro contar com câmbio automático Powershift, esse que foi um verdadeiro fracasso, reconhecido pela fabricante.

Esse câmbio foi tirado de linha e um novo foi adicionado aos modelos que possuíam o câmbio defeituoso, como o Ecosport. Dessa maneira, se você pretende comprar um Ford usado, a partir de agora é preciso estar de olhos bem abertos e não optar por uma versão com o câmbio automatizado antigo.

Com a produção da Ford encerrada no Brasil, EcoSport, Ka e o Troller T4 não serão mais fabricados. os pedidos novos não serão mais possíveis. Será preciso, então, procurar os concorrentes diretamente relativos aos carros que eram vendidos pela Ford. O brasileiro que pensava em adquirir um Ford Ka, será preciso optar por um hatch dos concorrentes, como por exemplo, o Chevrolet Onix ou Hyundai HB20.

 

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.