Novo Ford Bronco
Ford Bronco, divulgação.

Olhar Automotivo – A Ford não sairá do Brasil. Para esclarecer a situação que vem levantando bastante comentários em torno de si, a fabricante dos famosos Ka e EcoSport, escreveu uma nota a respeito do seu mais recente movimento no país. Através dela, a Ford elucida sobre o fechamento das unidades em São Paulo e na Bahia.

As fábricas em Taubaté (SP) e Camaçari (Bahia) de fato serão fechadas, o que irá mudar diretamente o mercado de carros nacional. Com isso, modelos da Ford que eram fabricados em território nacional deixarão de ser ofertados no comércio brasileiro.

No ano passado, a Ford já dava indícios daquilo que vem sendo tratado como um processo de reestruturação. Assim, foi possível ver carros de suma importância para a marca saírem de linha, como o Focus e o Fiesta. No entanto, essas mudanças não surtiram o efeito desejado e a Ford saiu do G4, sendo apenas a quinta em vendas, sendo batida pela Chevrolet, Volkswagen, Fiat e Hyundai.

Com o fechamento da unidade em Camaçari (BA), carros como o Ka e EcoSport deixam de ser fabricados, sendo vendidos até o fim do estoque. Porém, a Ford garantiu que continuará fabricando peças para fornecer suporte aos carros comprados recentemente, ao menos por alguns meses.

Através do comunicado, a Ford buscou deixar claro que não estará saindo do Brasil. Isso porque, o processo de reestruturação dos negócios da fabricante apenas colocaria um ponto final às produções em território nacional. No entanto, é afirmado que a marca continuará no país, por meio da sede administrativa sul-americana, em São Paulo, bem como através dos lançamentos.

O Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí-SP continuarão em atividade, com o intuito de desenvolver novas tecnologias e soluções para problemas do mercado nacional. Por meio da Rede de Concessionários, a Ford pretende seguir fornecendo suporte ao seu público e disponibilizar o seu portfólio de SUVs, picapes e veículos comerciais importados da Argentina, Uruguai e demais países.

Por fim, a Ford confirma que a Ranger, fabricada na Argentina, continuará sendo ofertada no mercado brasileiro. Além da chegada do Mustang Mach E e o Ford Bronco, mas sem uma data definida para a chegada desses carros.

Fonte: Ford

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.