Novo Citroen C3 Sporty
C3 Sporty, divulgação

O novo Citroën C3 representa para a fabricante uma tentativa de guinada no número de comércio brasileiro. Enquanto isso, na Índia, a fabricante busca ganhar o coração dos consumidores com o carro, que foi visto mais uma vez no país, onde exibiu mais informações sobre o modelo crossover, a Sporty.

A primeira mudança que pode ser notada no novo C3 diz respeito às suas dimensões, que surgem com menos de 4 metros de comprimento. Com esse compacto, a Citroën tem o plano de adentrar ao segmento indiano, ao passo que, no mercado nacional, vem dar continuidade ao atual ofertado.

Citroen C3 Sporty
C3 Sporty flagrado, divulgação.

CONFIRA TAMBÉM:

Em razão do baixo número de unidades vendidas, a próxima geração não contará com fabricação na unidade de Porto Real (RJ). Enquanto isso, o Sporty surge com a proposta de crossover compacto, o que amplia a possibilidade de agradar ao público, considerando que um carro simplesmente hatch é um segmento mais fechado.

Ao contrário, o Sporty poderá levantar olhares até mesmo dos admiradores dos SUVs, sem contar que a linha contará com um modelo específico para atender ao segmento. Há também indícios de corte de custos, para oferecer um C3 mais acessível. Já que, mesmo usado a CMP da Stellantis, opta por uma versão mais barata da plataforma.

Traseira do Citroen C3
Sporty camuflado, divulgação.

Por se tratar de uma versão crossover, o C3 Sporty deve apostar em um motor mais potente do que o Puretech 1.2, com seus ínfimos 90 cv de potência. Como alternativas, pode escolher o Puretech 1.2 Turbo de 110 cavalos ou ainda o 1.6, que possui 118 cv de potência.

Diante desse cenário, é inevitável se questionar a respeito do Peugeot 208, que pode chegar com o motor Puretech Turbo. Nesse sentido, o C3 não se diferenciaria muito do Cactus, em razão da maior disponibilidade espaço, logo o 1.2 Turbo acaba ganhando protagonismo na mudança realizada sobre o carro.

Fonte: Worldscoop

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.