Perspectiva externa do Polo 2022
Volkswagen Polo 2022 na pista, divulgação.

Volkswagen Polo 2022 surge em testes de condução e revela novas atualizações externas

Tivemos uma bela surpresa essa semana, quando o novo Volkswagen Polo reestilizado foi flagrado em testes pela mídia local na Europa. Logo de cara fica nítido que essa atualização de meio ciclo de vida terá uma forte inspiração com Golf MK8 e a fabricante está empenhada em entregar os primeiros protótipos o mais rápido possível.

Neste texto iremos destacar todos os detalhes que descobrimos e fazer algumas observações sobre o novo veículo. Mesmo se tratando de um protótipo com algumas atualizações parcialmente escondidas, portanto, não podendo ter acesso a tudo.

As mudanças não devem ser drásticas por se tratar apenas de um facelift, mas serão suficientes para atualizar o hatch diante dos principais concorrentes. Justamente quando o Volkswagen Polo estará completando quatro anos de mercado – tempo considerado como meia-vida de cada geração.

Volkswagen Polo em perspectiva.
Traseira do Volkswagen Polo 2022, divulgação.

Diferenças sutis que ainda podem oferecer mudanças até lançamento

Na projeção russa, a inspiração veio de modelos maiores, como o Golf de oitava geração e o Tiguan, seguindo as diretrizes atuais de design da marca. As mudanças mais visíveis no Volkswagen Polo 2022 serão implementadas no conjunto frontal e na traseira.

O Volkswagen Polo recebeu um novo Solar de LED com novos gráficos de iluminação uma grade mais fina e um novo para-choque com tomadas de ar semelhantes as do Golf. Se tratando de sua traseira, as lanternas projetam-se parcialmente na tampa do porta-malas mesmo estando camufladas com adesivos com o tom da pintura do carro.

Podemos observar também um para-choque novo que exibe saídas de escapamento falsas. Projeções de alguns sites especializados indicam como deve ficar o visual final do Polo reestilizado, com mudanças mais visíveis implementadas no conjunto frontal.

Mudanças essas que surgem pelo novo formato dos faróis de LED que são unidos por uma moldura cromada localizada na parte inferior da grade. E na parte de trás com lanternas maiores que invadem a tampa traseira e um para-choque atualizado.

Perspectiva lateral do Volkswagen Polo
Lateral do Volkswagen Polo 2022, divulgação.

Interior ainda é um mistério que pode trazer surpresas

Indo para seu interior, podemos esperar que tudo seja revisado e estilizado com novos estofamentos e acabamentos. Bem como novo volante e novos sistemas de infra-entretenimento com o painel instrumento digital mais personalizado.

Também contaremos com uma central multimídia que aqui no Brasil será a Volkswagen Play de 10,1 polegadas (25,65 cm) que ficou fora da linha de 2021. Vindo também com conectividade sem fio e com sistema Android Auto e Apple Carplay. Outros recursos internos também podem ser aprimorados e acrescentados a essa versão de médio porte, como equipamentos de segurança e se assistência para motorista.

Olhando para o que tem debaixo do capo, na motorização o novo Volkswagen Polo 2022 deve ganhar uma nova configuração ETSI hibrida leve de 48 volts emprestada do Golf europeu. Com o bloco 1.0 ETSI de 115 cavalos e as demais motorizações devem ser mantidas.

Se tratando de datas, o novo Volkswagen Polo reestilizado será lançado na Europa ainda no primeiro semestre deste ano. Enquanto no Brasil ele deve ser apresentado antes do final do ano acompanhado do sedã Virtus.