EQA rodando na pista
Mercedes EQA, divulgação.

O Mercedes-Benz EQA é o crossover de proporções mais modestas que conta com produção da Daimler. O carro é lançado para ocupar o espaço deixado pelo GLA, que teve sua produção interrompida em 2020, no momento que em a unidade brasileira foi deixada para trás.

Dessa maneira, o marca pode retornar ao Brasil, por meio da importação desse crossover, sem rivalizar com o irmão maior, o EQC.

Com motor elétrico de 190 cv de potencia e 38,1 kgfm de torque, o EQA apresenta tração frontal, com uma bateria de lítio de 66,5 kWh. No ciclo WLTP, o crossover atinge até 426 km com um carregamento completo, o que representa um boa quilometragem de autonomia.

Lateral do EQA
EQA (lateral), divulgação.

O EQA 250 chegará acompanhado de uma versão mais robusta, que entregará mais potência (+80 cv) e rodagem com apenas uma carga (+74 km). O motor da versão mais potente terá de 270 cv e 500 km de autonomia, sob o padrão WLTP.

Sendo o menor crossover da Daimler, o EQA possui 4,463 m de comprimento, 1,849 m de largura, 1,620 m de altura e 2,729 m de entre-eixos. Para abastecer essa máquina, há um carregador de 11 kW e possibilidade de carregar 80% da bateria em apenas meia hora, quando em um posto de carregamento rápido.

Muito semelhante ao EQC, o EQA mantém a grade frontal tampada, que chama bastante atenção pelo preto brilhante ostentado. Com faróis e luzes em LED, o crossover completam o pacote, junto à frontal com caráter abertamente esportivo.

Mercedes EQA traseira
Mercedes EQA, divulgação.

No interior, o EQA se diferencia por conta do painel que possui dois displays de 7″ (ou 10,25″) e cluster digital que faz juz ao padrão MBUX. Alguns pequenos detalhes pensados pela Mercedes são responsáveis por passar a experiência de um carro de luxo, como o próprio volante que tem a parte inferior reta.

Com a chegada do Mercedes-Benz EQA, é possível que a Daimler opte por apresentar o título que falta para montar o ABC, o EQB, que seria uma versão elétrica do GLB.

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.