Toyota é a maior vendedora do mundo
Toyota, divulgação.

A Toyota obteve o maior número de vendas no ano passado, em razão disso, é considera a maior de todas as fabricantes em todo o planeta, no ano de 2020. Para tanto a japonesa precisou bater a grande Volkswagen e, somente após cinco anos de persistência no mercado, conseguiu alcançar o topo tão querido.

É claro que a Toyota contou com um empurrão das situações enfrentadas por todo o comércio mundial no ano passado, fator em comum da pandemia, que acabou interferindo diretamente mais em algumas fabricantes do que em outras.

Nesse caso, a Volkswagen acabou levando a pior, brecha necessária para que a asiática conseguisse ampliar as suas vendas e conquistar a posição de fabricante mais bem sucedida em todo o ano. Com essa situação desfavorável, a Volkswagen acabou com uma retração de 15,2%, quando em comparação com o ano anterior, decaindo para 9,31 milhões.

Linha de montagem Toyota
Linha de montagem da Toyota, divulgação.

+ Novo Toyota Aqua: hatch híbrido investe pesado em autonomia

+ Toyota Land Cruiser Prado é um off-road poderoso com recursos de luxo

+ Carros mais vendidos em janeiro de 2021: Onix e Strada lideram no primeiro mês

Os efeitos negativos também acabaram afetando a Toyota, mas o grande diferencial está em quanto a fabricante foi afetada, já que a sua retração foi bem inferior, de 11,3%. Essa porcentagem é expressa na queda para 9,53 milhões, isso incluindo as suas subsidiárias.

Com a recuperação gradativa do mercado alcançando o seu ápice no último trimestre, os meses finais do ano representaram os melhores números para as fabricantes, mesmo com uma demanda 14%, em comparação o mesmo período anterior.

Diante dessa realidade de retomada às atividades econômicas, as grandes fabricantes do cenário automotivo mundial travam uma briga por espaço no mercado. Além dos SUVs, o segmento que está sendo bastante perseguido no momento é o dos carros elétricos, onde as empresas desprendem generosos esforços para conquistar um bom posicionamento no ramo.

Toyota bate Volkswagen
Toyota ultrapassa Volkswagen, divulgação.

Quanto aos carros elétricos, a Toyota também não quer ficar para trás, sobretudo se tratando da atual maior vendedora de todo o mundo. A grande prova disso é que a fabricante japonesa cresceu em 3% as suas vendas, desde o ano retrasado.

Fonte: Reuters

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.