Perspectiva frontal do Yaris Sedã
Yaris Sedã GR-S na pista, divulgação.

Yaris Sedan GR-S é uma versão especial com mudanças visuais e de alta performance

O novo Yaris Sedã GR-S da Toyota foi recentemente apresentado no mercado da Malásia trazendo novos elementos significativos e um visual repaginado. O novo modelo com tom mais esportivo teve como inspiração o campeonato Vios Challenger que ocorre no país asiático.

Ademais, disse Akio Takeyama, chefe de motorsport da Gazoo Racing, que essa versão atende perfeitamente todos os critérios que a marca representa. Seguindo os planos de continuar trazendo novas variantes esportivas da linha GR para modelos já lançados.

Por ser um GR, vemos que ele tem design esportivo por dentro e por fora, o que já era de se esperar, assim como uma suspensão ajustada mais automobilística. No entanto, vamos ver que alguns de seus mecanismos se diferem das outras versões, o que afeta diretamente seu desempenho nas pistas.

Sendo conhecida na Ásia como Vios, o Yaris Sedã GR-S ostenta um aerokit agressivo que compreende um para-choque dianteiro esculpido que lembram GR Yaris europeu. Também possui um novo formato na área das luzes de neblina, para-choque traseiro equipado com difusor e um spoiler escurecido.

Esta presente ainda saias laterais, retrovisores e maçanetas pintados em um preto cromado, dando um aspecto refinado ao carro. Temos ainda a adoção de novas rodas de liga leve de 17 polegadas (43,18 cm) escurecidas e sob medida que usam pneus 205/45 de baixo perfil e um conjunto óptico formado por faróis de LED com DRL e lanternas traseiras de LED.

Perspectiva traseira do Yaris GR-S
Traseira do Yaris Sedã GR-S, divulgação.

Interior com mudanças estéticas e novos recursos práticos para o motorista

No interior Yaris GR apresenta detalhes em preto com costura vermelha em camurça e bancos esportivos revestidos em couro com logotipo GR em relevo nos apoios de cabeça. Traz ainda volante em couro de três raios com Paddle Shifts, botão de câmbio em couro e tapete GR em relevo.

Seu botão de partida é personalizado com o logotipo GR e temos um painel instrumento com grafismos em vermelho e animação GR no visor de informações de 4,2 polegadas (10,67 cm). Tudo isto fecha as alterações internas notáveis que foram feitas nessa linha.

Outros recursos também voltam para essa versão, como a central multimídia de 7 polegadas (17,78 cm) com visão panorâmica das câmeras de 360°. E com total compatibilidade com a Apple Carplay Android Auto, carregamento do celular por indução, monitor de pontos cegos, sistema de pré-colisão e alerta de saída de faixa.

Perspectiva frontal do Yaris Sedã
Frente do Yaris Sedã GR-S, divulgação.

Motorização decente com mudanças para melhor desempenho nas pistas

Na parte da motorização ele permanece equipado com motor 1.5 Dual vvt-i de 107 cavalos de potência e 14,3 kg de torque. A novidade fica por conta da transmissão CVT que foi reprogramada para entregar 10 marchas simuladas em vez das 7 originais.

A Toyota também trabalhou na suspensão que foi ajustada para aumentar o manuseio e confiança em alta velocidade bem como conforto. O novo Yaris Sedã GR-S  foi lançado inicialmente na Ásia e posteriormente irá chegar em demais mercados.

Perspectiva frontal do Yaris Sedã
Interior do Yaris Sedã GR-S, divulgação.

Sendo o Brasil um forte candidato tendo em vista que a Toyota planeja expandir a linha GR no mercado brasileiro. Com o novo Corolla GL Sport e com a nova Hilux GR Sport previstos para 2021.