Frente do HR-V 2022
Novo HR-V, divulgação.

Novo Honda HR-V pretende atingir público mais jovem com mudanças visuais

O novo Honda HR-V 2022 surge com a terceira geração do SUV, com mudanças radicais em seu visual, que certamente não passarão desapercebidas pelos críticos de plantão.

A tendência é de que não agrade a todos, mas adota uma nova proposta de design inovadora para os lançamentos que ocorrerão ainda esse ano para os mercados de origem, enquanto que o HR-V 2022 só deve chegar no Brasil no ano que vem.

Apesar de chamar atenção pelas mudanças presentes em seu visual exterior, as informações acerca dos detalhes técnicos desse novo modelo ainda não são conhecidos. Isso porque a Honda ainda não revelou qual será o conjunto motor escolhido para o novo Honda HR-V.

Na verdade, nem era essa a proposta da fabricante com a imagem do SUV sendo divulgada, o assunto era para focar mesmo em sua iniciativa de acertar um segmento mais específico.

Lateral-frontal do HR-V
HR-V na pista, divulgação.

Mudanças visuais no HR-V 2022

Ao invés de mirar em um escopo amplo, a Honda pretende direcionar o HR-V para o público mais jovem que, para tanto, contou a com a ajuda de influenciadores digitais, que deram seus palpites sobre como o modelo poderia melhorar alguns aspectos visuais.

As mudanças apontam para uma preferência minimalista, por parte do público mais jovem. A frente anterior, que possuia bordas, agora surge mais sóbria, em conformidade com a carroceria, onde o seu corpo se alonga sem rupturas entre ambas as partes do SUV.

Traseira do HR-V 2022
Traseira do HR-V 2022, divulgação.

O mesmo ocorre com a grade inferior, que também deixa as bordas para trás, enquanto que os faróis se apresentam mais suaves, em comparação com o visual anterior, ostentando uma leve barra de leds acima.

Uma visão lateral do novo HR-V 2022 expõe um teto sem curvas em sua maior parte, dando a impressão de um carro mais longo e estreito, enquanto que, no final, há um declive íngreme até a traseira do SUV com pinta de cupê. Para as rodas são duas opções de 16 e 18 polegadas, variando de acordo com a versão escolhida pelo comprador.

Lateral do HR-V em cor branca
HR-V (branco), divulgação.

Na parte traseira, a grande diferença fica por conta da linha de luz que atravessa toda a extensão horizontal do HR-V, passando pelo porta-malas e acabando em ambas as extremidades. O desenho da porta se torna ainda mais realçado, passando a impressão de um fundo menor.

Os vincos traseiros passam dão a entender que o carro está levemente arrebitado, ampliando a sensação de espaço para que observa atentamente a lateral do HR-V 2022.

Lateral do HR-V 2022 branco
HR-V 2022 (lateral), divulgação.

Mais tecnologia no novo HR-V 2022

Enquanto isso, o interior do novo HR-V revoluciona, apresentando um caráter específico para o SUV, o distanciando de modelos como o Fit. A grande mudança é percebida logo de cara, com uma saída de ar horizontal, de fora a fora, alcançando ambos os bancos da frente.

A central multimídia se encontra no meio dessa linha ininterrupta, se não fosse a sua presença. Há também o painel de instrumentos, que exibe os controles de ar, que ganham proporções generosas no interior do HR-V. Ainda que não imite o Fit, partes como volante e botões do painel são os mesmos presentes no modelo citado.

Painel do HR-V 2022
HR-V 2022, divulgação.

Por mirar no público jovem, o Honda HR-V 2022 não poderia fechar os olhos para os recursos tecnológicos. Longe disso, trás consigo uma nova central de multimídia que mais parece um smartphone gigante, carregamento sem fio, frenagem de estacionamento eletrônica nativa, além da possibilidade abrir o porta-malas com um simples acenar.

Recursos de segurança

Como um dos fatores mais importantes para a direção, sobretudo ao considerar um público mais jovem, os recursos de segurança também marcam presença, por meio do Honda Sensing, vem se tornando cada vez mais intrínsecos aos lançamentos da fabricante.

Tela do novo honda HR-V
Central de multimídia, divulgação.

Dentre as funcionalidades presentes no pacote, se encontram:

  • alerta de tráfego cruzado
  • farol alto automático
  • frenagem automática de emergência com detector de pedestre
  • assistente de permanência em faixa
  • sensor de ponto cego

Tamanho do SUV

Quanto às dimensões do novo HR-V 2022, ainda não foram divulgadas pela Honda. No entanto, pode esperar um SUV de maiores proporções, em comparação com o modelo anterior, já que o crescimento foi confirmado pela própria fabricante.

Bancos do HR-V
Bancos do HR-V, divulgação.

Com essa mudança no tamanho, a Honda pretende criar um espaço para o lançamento de um SUV compacto, que se encaixará no lugar deixado pelo HR-V.

Motor híbrido do novo HR-V

Ainda que informações sobre os propulsores não tenham sido divulgados, é sabido que o novo HR-V 2022 será híbrido, com um motor 1.5 e um motor elétrico, em opções de tração integral ou traseira.

Frontal do HR-V 2022
Novas grades do HR-V, divulgação.

Como a Europa se encontra em um severo processo de eletrificação, a versão híbrida será a única oferecida no mercado do Velho Continente, enquanto que o Japão oferecerá também uma opção de motor convencional, apesar disso, a configuração do propulsor não foi divulgada.

Lançamento do novo HR-V 2022

Chegando no mercado japonês no começo do segundo trimestre, o HR-V 2022 deve chegar na Europa somente no final do ano, sendo mais uma dentre as opções híbridas no continente.

Frontal-lateral do HR-V 2022
HR-V 2022 (motor híbrido), divulgação.

Enquanto isso, dirigentes dos Estados Unidos apontam que o país contará com uma versão específica do HR-V, porém não se sabe em qual proporção essas mudanças acontecerão.

Mas é um fator a se observar com bastante atenção, considerando que as mudanças podem ser leves, no que diz respeito a um leve aspecto visual ou a uma versão completamente oposta a apresentada para os mercados anteriores.

Traseira e porta-malas do HR-V
Porta-malas do HR-V, divulgação.

HR-V 2022 no Brasil

A maior atenção se deve ao fato de que, a versão do SUV que chegará nos EUA pode afetar diretamente o modelo que será vendido no mercado brasileiro.

Traseira-lateral do HR-V
HR-V híbrido, divulgação.

No entanto, a estreia do novo HR-V 2022 no Brasil ocorrerá apenas no ano que vem, considerando que a Honda está interessada primeiramente no lançamento do novo City.

Fontes: Car and Drive Motor1

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.