Airbags aumentam preço dos carros
Airbags aumentam preço dos carros, divulgação.

CEO da Toyota acredita que adotar airbags em pouco tempo é impossível

Olhar Automotivo – Notícias Automotivas – Os airbags dos carros nunca foram um assuntos pacificadores dentre as fabricantes e os consumidores. No entanto, se engana quem acredita que essa se trata de uma realidade exclusiva do Brasil, já que, há pouco, o Tribunal Superior de Lahore (LHC) enviou uma nota ao Conselho de Desenvolvimento de Engenharia (EDB).

Nessa reclamação constava que os fabricantes, deveriam “instalar airbags em todos os veículos ”, o que claramente levantou olhares desconfiados, por parte de muitos, ao que o diretor executivo da Toyota paquistanesa, Asghar Jamali, respondeu positivamente, mas com uma ressalva muito importante para o mercado automotivo, de que airbags em todos os carros significam preços mais altos.

Airbag da Toyota
Airbag da Toyota, divulgação.

“Claro, mas precisamos de tempo para fazer isso, também, adicionar airbags aumentará os preços dos carros”, disse Jamali. O também presidente da Associação dos Fabricantes de Automóveis do Paquistão esteve em um programa televisivo local, onde pôde discorrer mais profundamente a respeito da situação desse recurso de segurança nos carros do país.

Na ocasião lhe foi questionado a respeito da razão de airbags apresentarem defeitos e sobre quem seria o culpado pelos problemas no recurso que pode determinar a sobrevivência do condutor e dos passageiros, em uma situação de acidente.

Airbags da Toyota em teste
Airbags da Toyota em teste, divulgação.

“Assim como muitas outras unidades de automóveis, os fabricantes de automóveis do Paquistão importam airbags de outros países. Pelas expectativas das empresas, todas as unidades importadas têm a mesma qualidade. Algumas revelam ser o contrário, mas isso não depende dos fabricantes de automóveis locais”, afirmou o CEO.

“Não podemos testar todos os airbags para ver quais estão bem e quais estão com defeito. O melhor que podemos fazer é oferecer aos nossos clientes, que têm o azar de airbags com defeito em seus carros, a substituição gratuita da peça do carro”, seguiu.

Preço dos airbags

A respeito da instalação de airbags dos airbags em todos os carros em pouco tempo, ele considerou como fora da realidade, considerando que haverá uma brusca elevação de preços no mercado automotivo.

“O Tribunal Superior de Lahore instruiu o Conselho de Desenvolvimento de Engenharia (EDB) a desenvolver legislação para a instalação de airbags em carros. No entanto, as montadoras não receberam notificação legal do governo. Mesmo assim, ouvimos a notícia e tentamos nos preparar para o pedido”, ressaltou ele.

Airbag em todos os carros
Airbag em todos os carros, divulgação.

“No entanto, a instalação de airbags em todos os veículos em tão curto prazo é impossível . Portanto, os fabricantes precisam de tempo para que isso aconteça e, quando o fizermos, os preços dos automóveis certamente irão subir”, concluiu.

Como airbags em todos os carros significam preços mais altos, a grande probabilidade é de que a adoção total desses recursos de segurança aconteça de forma gradual, mesmo considerando a grande pressão por parte dos órgão do país.

Fonte: Pakwheels

Jornalista de formação, trabalho em grandes jornais do ramo automotivo. Gosta de games e séries.