A linha 2022 do Polo teve suas primeiras imagens oficias reveladas pela Volkswagen, o modelo deve estrear na Europa ainda esse ano, já no Brasil somente no começo de 2022. Aparentemente sem grandes mudanças visuais, o Novo Polo impressiona pela tecnologia embarcada, com preço competitivo na Europa (em torno dos 16 mil Euros), o “mini-Golf”, como é conhecido por lá se torna um ótimo custo-benefício.

O Novo Volkswagen Polo 2022 tem novos faróis, mais bonitos e com ressaltos nas extremidades, dando assim uma assinatura luminosa mais moderna. Na traseira, as lanternas repaginadas agora invadem o tampão traseiro, seguindo as linhas do Golf de oitava geração. No entanto, as medidas não mudaram e o hatch segue tendo 4,05 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,75 metros de largura e 1,44 metros de altura.

No Interior do Polo 2022 Por dentro, apesar de as estruturas básicas da cabine serem as mesmas, a Volkswagen investiu em um novo conjunto de comandos. Assim como no Golf, o novo Polo substitui os botões de controle do ar-condicionado por teclas sensíveis ao toque. Todos os demais comandos do console foram integrados à nova central multimídia e o único botão físico do painel é o que liga o pisca-alerta.

Outra mudança do Polo 2022 está na estrutura de versões. As atuais Trendline, Comfortline e Highline serão substituídas, respectivamente, por “Polo” (básica), Life, Style e R-Line. De série, todas as configurações trarão faróis e lanternas com lâmpadas de LED, airbag entre os bancos dianteiros, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. As versões mais caras também poderão contar com sistemas de auxílio à condução semi-autônoma, como o piloto automático adaptativo, que podem ser utilizados a velocidades de até 210 km/h.

O que não mudou foi a oferta de motores. Enquanto a Volkswagen corre para lançar mais carros elétricos da família ID, o novo Polo 2022 permanecerá com os mesmos propulsores da linha 2021. Todos trarão um motor 1.0 de três cilindros que pode ter 80 cv (aspirado), 95 cv e 110 cv (estes, turbinados). Nos dois primeiros, a transmissão é manual de cinco marchas, com a intermediária trazendo a caixa automatizada de sete velocidades como opcional. A mais potente não tem opção manual. A única alteração é que o novo Polo perdeu as opções a diesel.

Modelo antigo pode ganhar sobrevida no Brasil

Com o fim da produção do up! em Taubaté (SP), há rumores de que a Volkswagen está se planejando para manter o atual Polo em produção por lá. Seria uma espécie de versão de entrada, como a Chevrolet faz com o Joy e o Onix. Ele manteria o visual atual e seria simplificado para ser o novo modelo mais acessível da marca, o que poderia ainda encerrar a carreira do Gol e do Fox por aqui.

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Especialista em compra e vendas de carros, Eduardo Ferraz trabalha como editor. Formado em Administração com pós graduação em Gestão Automotiva já trabalhou com as principais marcas do Brasil.