A nova aposta das montadoras para o mercado brasileiro é o de picapes, desta vez foi a Hyundai de mostrar sua carta para brigar com a Fiat Toro, trata-se da Santa Cruz, uma picape média que traz visual elegante, boa motorização e muita tecnologia embarcada.

Com a proposta de aliar a praticidade de SUV’s e picapes, a Hyundai Santa Cruz começou as pré-vendas nos Estados Unidos em abril. Com design ousado e impactante começando pelo seu conjunto ótico dianteiro que conta com 4 LEDs em cada lado e um predominante sistema de luz diurna. Com desenhos laterais muitos robustos e simples o design se torna fluido e de bom gosto alinhado com muitos vincos e linhas, já na caçamba temos uma tampa traseira do tipo picape tradicional, o que para nós do Olhar Automotivo é uma atitude acertada.

Anda nas laterais os apliques da caixa de roda transformam a lateral em mais robusta dando um ar aventureiro e de força ao Santa Cruz. As rodas de 20 polegadas dão maior altura ao veículo e ajudam ainda mais no tamanho da picape, que é maior que a Fiat Toro. Na caçamba o nome da Picape se destaca, outra coisa positiva é o Santo Antônio e um aerofólio com luzes de freio fazem da traseira da Hyundai Santa Cruz um belo conjunto.

Nova Santa Cruz Interior e equipamentos

Por dentro, a  Hyundai Santa Cruz é moderna e tem acabamento refinado, com materiais de boa qualidade. O sistema multimídia tem uma ela de 10 polegadas, integrado com Apple CarPlay e Android Auto, carregador sem fio por indução, e traz sistema feito pela Bose como opcional.  Um dos destaques é a chave digital, que por meio de aplicativo pode ligar e designar o carro à distancia. 

Segurança

Na versão americana a Santa Cruz tem, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado e ponto cego, frenagem automática, detecção de pedestres, assistente de faixas, assistente de mudança de faixa.

Com tamanho pequeno para o padrão americano a picape lá é considerada picape pequena, já no Brasil ela se enquadra no seguimento das picapes médias, que no Brasil é reinado pela Fiat Toro, a única à venda atualmente no país.

Em comprimento, a Hyundai Santa Cruz tem 27 mm a mais que a nossa Toro. Na largura, 61 mm a mais, assim como os 15 mm no entre-eixos – só é mais baixa, com 49 mm a menos.  Com medidas parecidas com a picape que chega no ano que vem da Ford, a Maverick que será vendida tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

 

COMPRIMENTO              LARGURA                ALTURA                   ENTRE-EIXOS
Hyundai Santa Cruz          4.971 mm                         1.905 mm               1.694 mm                 3.005 mm
Fiat Toro                            4.944 mm                         1.844 mm               1.743 mm                 2.990 mm

Tamanho da Hyundai Santa Cruz 2022

A Nova Hyundai Santa Cruz 2022 tem duas opções de motores nos Estados Unidos, a primeira que equipa as versões de entrada é o motor aspirado de  2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com cerca de 190 cavalos e 24,9 kgfm de torque alinhado a um câmbio automático de 8 marchas. Já as versões mais caras devem trazzer o propulsor 2.5 turbo a gasolina com mais de 275 cavalos e 42,9 kgfm de torque, com um câmbio automatizado de dupla embreagem com 8 marchas. Todos os modelos trazem a tração integral com seletor de modos HTRAC, que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.

 

Especialista em compra e vendas de carros, Eduardo Ferraz trabalha como editor. Formado em Administração com pós graduação em Gestão Automotiva já trabalhou com as principais marcas do Brasil.